O Dia Mundial do Câncer acontece todos os anos no dia 4 de fevereiro, ocasião em que o mundo todo se une para destacar a luta em curso contra o câncer. A data foi criada pelo UICC, União Internacional de Controle do Câncer, para reunir ações que visam impedir milhões de mortes evitáveis, elevando a consciência do público em geral sobre a doença e pressionando os governos a tomar medidas eficazes.

 

Este ano a mensagem do Dia Mundial do Câncer focou-se em derrubar quatro mitos sobre a doença, existentes em nível global, para difundir o conhecimento geral sobre câncer.

 

Conheça a verdade sobre os mitos a seguir:


MITO 1: NÃO É NECESSÁRIO FALAR DO C‚NCER
VERDADE: Embora seja difícil falar sobre o câncer, especialmente em algumas culturas e ambientes, referir-se abertamente à doença pode melhorar os resultados em nível individual, da comunidade e das políticas relacionadas ao tema.

Saiba mais

 

MITO 2: NÃO EXISTEM SINAIS NEM SINTOMAS DE C‚NCER
VERDADE: Para muitos tipos de câncer, existem sinais de advertência e sintomas, e as vantagens da detecção precoce são indiscutíveis.

Saiba mais

 

MITO 3: NÃO HÁ NADA A FAZER CONTRA O CÂNCER
VERDADE: Pode se fazer muito em nível individual, da comunidade e das políticas; e em conjunto com as estratégias corretas, pode se prevenir um terço dos tipos de câncer mais comuns.

Saiba mais

 

MITO 4: NÃO TENHO DIREITO DE RECEBER OS CUIDADOS DE SAÚDE PARA O CÂNCER
VERDADE: Todas as pessoas têm o direito de ter acesso aos tratamentos e serviços de atendimento do câncer que sejam comprovados e efetivos, e em igualdade de condições, para evitar sofrimento.

Saiba mais

 

Seminário Derrubando Mitos Sobre Câncer


Como parte desta campanha, a Femama promoveu o Seminário Derrubando Mitos sobre Câncer, com a participação de especialistas em oncologia que esclareceram importantes equívocos sobre a doença, casos de pacientes para ilustrar cada mito desvendado e a oportunidade de esclarecimento de dúvidas do público participante.

O seminário ocorreu no dia 4 de fevereiro no Auditório do Hospital Pérola Byingtonem São Paulo. O evento, que foi gratuito e transmitido ao vivo pela internet, contou com as seguintes palestras:

 

  • Abertura e Apresentação da Campanha
    Dra. Maira Caleffi – Mastologista, Presidente da FEMAMA
  • Mito: Não precisamos falar sobre o câncer
    Palestrante: Dr. Ricardo Caponero, Presidente do Conselho Técnico Científico da FEMAMA
  • Mito: Não há sinais ou sintomas sobre o câncer
    Palestrante: Dr. José Getulio Segalla, Oncologista, Membro do Conselho Técnico Científico da FEMAMA
  • Mito: Não há nada que eu possa fazer sobre o câncer
    Palestrante: Dra. Maira Caleffi, Mastologista, Presidente da FEMAMA
  • Mito: Não tenho direito a receber tratamento efetivo sobre o Câncer
    Dr. Gabriel Faria Oliveira, Defensor Público da União
  • Apresentando dados sobre câncer de mama e de colo de útero
    Dra. Maira Caleffi, Presidente da FEMAMA e Maria Beatriz Kneipp Dias, Gerente CONPREV / INCA

Clique aqui e confira os vídeos das palestras em nosso canal no youtube.


Os palestrantes responderam as perguntas realizadas pelos participantes. Confira as respostas dos especialistas.

 

Campanha Dia Mundial do Câncer


Quanto mais pessoas e instituições aderirem as campanhas anuais do Dia Mundial do Câncer, mais informações e esclarecimentos sobre a doença serão disseminados. Por isso estão todos convidados a participar. Se todos fizerem a sua parte, o estigma do câncer no mundo poderá ser reduzido. Saiba o que foi feito:

 

Pósteres Campanha Dia Mundial do Câncer
Os pósteres da campanha ainda estão disponíveis para download. Você pode baixa-los e imprimi-los.

Download

 

Redes Sociais

A Femama disseminou posts e informações em português sobre a campanha em seu Facebook: facebook.com/femamabrasil. Confira também a fanpage oficial da campanha em inglês: facebook.com/worldcancerday.

 

Sites do Dia Mundial do Cancer:

No mundo: www.WorldCancerDay.org
Na América Latina: www.ulaccam.org/descargas/worldcancerday
No Brasil: www.femama.org.br/diamundialdocancer

 

Eventos

Eventos associados ao Dia Mundial do Câncer foram organizados no mundo inteiro, com a finalidade de promover conscientização sobre a doença, reivindicar políticas públicas eficientes, lançar pesquisas, estudos, debates, etc.

O UICC incentivou o registro destes eventos no mapa interativo, mesmo aqueles que não ocorreram no dia 4 de fevereiro. O mapa é uma plataforma interativa que serve como oportunidade para mostrar ao mundo todo o trabalho que está sendo feito para reduzir a incidência de câncer globalmente.

Visite o mapa e confira os eventos realizados worldcancerday.org/events-map

 

Declaração Mundial do Câncer

Quase 8 milhões de pessoas morrerão de câncer apenas este ano. Se não houver controle da doença, as mortes chegarão a 13,2 milhões em 2030. Com o objetivo de reduzir a incidência mundial desta enfermidade, a UICC está resoluta em cumprir as metas da Declaração Mundial do Câncer, e tem o apoio da Femama para tal.

 

A Declaração Mundial do Câncer é uma ferramenta para chamar a atenção de líderes governamentais e formuladores de políticas de saúde sobre a crescente crise do câncer, a fim de reduzir significativamente a carga global da doença.

 

A declaração está disponível, assine-a e acesse mais informações em worldcancerday.org/wcd-declaration


 

Por trás dessa campanha

 

O Dia Mundial do Câncer é uma iniciativa do UICC (União Internacional de Controle do Câncer), organização não-governamental internacional da qual a Femama é integrante. Sua missão é ajudar a comunidade mundial de saúde a acelerar a luta contra o câncer. O UICC reúne a comunidade de câncer para reduzir o impacto da doença no mundo, promover uma maior equidade e inserir o controle do câncer na agenda mundial de saúde e desenvolvimento.

 

A FEMAMA, Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, aderiu à campanha no Brasil e convoca suas associadas a participarem também. Somos uma associação civil, sem fins económicos, que busca reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama no Brasil. Estamos presente na maioria dos estados brasileiros por meio de ONGs associadas, atuando na articulação de uma agenda nacional única para influenciar a formulação de políticas públicas de atenção à saúde da mama.

 

A FEMAMA ainda promovea campanha do Dia Mundial do Câncer junto a  Ulaccam(União Latino-Americana Contra o Câncer da Mulher) presente na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México e Venezuela, dedicada à promover melhorias nas políticas de controle do câncer a nível nacional e regional.

 

Saiba mais sobre as instituições envolvidas: