Associadas | Câncer de mama
- - -
Home > Ações > FEMAMA se mobiliza para marcar a data de 29 de abril

 

FEMAMA se mobiliza para marcar a data de 29 de abril

 

Em 29 de abril de 2010, a lei 11.664/08, que garante o acesso de todas as mulheres de 40 anos ou mais à mamografia de rastreamento do câncer de mama, completa um ano de vigência.
Mobilizadas em torno desta data as associadas da FEMAMA, em diversos estados, divulgaram o Documento de Posição da instituição em eventos e visitas envolvendo autoridades e outros gestores públicos, particularmente da área da saúde.

A mobilização envolveu ações como as descritas a seguir:

Florianópolis, SC

AMUCC aproveitou evento sobre saúde da mulher realizado em Florianópolis para fazer a entrega do documento a autoridades, entre as quais o Secretário Estadual de Saúde. O Documento de Posição para o diagnóstico precoce do câncer de mama também foi tema de diálogo das representantes da AMUCC com a Coordenadoria de Controle do Câncer da SMS de Florianópolis e com o Presidente da SBM Regional Santa Catarina.

Em 18 de junho, durante o Fórum de Saúde da Mulher no Século XXI, Avanços e Desafios, representada por um grupo de voluntários (Diretoria e Projeto Advocacy) , a AMUCC, acompanhada pela Presidente Estadual da Rede Feminina de Combate ao Câncer - Aglaê Nazário, apresentou e entregou o Documento para as seguintes autoridades:
• Júlio Cesar Marchi - Coordenador da Mesa no Fórum, Médico e Conselheiro de Saúde no Estado de Santa Catarina, representando Ideli Salvati, Senadora da República;
• Roberto Eduardo Hess de Souza – Secretário Estadual da Saúde de Santa Catarina;
• Maria Elisabete Pereira – da Secretaria de Políticas para as Mulheres e Diretora da Subsecretaria de Articulação Institucional, representando a Presidência da República.

Fortaleza, CE

Associadas da capital - ASSOCRIO, AMAR, TOQUE DE VIDA e ROSA VIVA ? reuniram-se para a entrega do documento às autoridades durante Audiência Pública realizada na Assembléia Legislativa do Ceará, no dia 29 de abril, relacionada à vigência da Lei 11.664/08.

ASSOCRIO também fez a entrega oficial do documento resumo ao Secretário Municipal de Saúde e à Presidente da Frente Parlamentar da Mulher da Câmara Municipal de Fortaleza. Junto com a entrega do documento, foi solicitado à Presidente da Frente Parlamentar, Vereadora Eliana Gomes, a criação de um Comitê Popular de Defesa da Saúde da Mulher.

Pato Branco, PR

A associada GAMA ? Grupo de Apoio à Mama agendou o uso da Tribuna Livre da Câmara de Vereadores na primeira semana de maio, para a entrega do documento. O evento contará com a presença do Secretario Municipal de Saúde de Pato Branco e do Chefe da 7ª Regional de Saúde, que abrange 15 municípios, e também da imprensa.
No dia 1º de maio, participaram de um evento regional em Pato Branco, que reuniu cerca de 200 pessoas, divulgando o documento.

Porto Alegre, RS

Voluntárias e dirigentes da associada IMAMA ? Instituto da Mama do Rio Grande do Sul organizaram um mutirão de visitas às autoridades e legisladores no dia 29 de abril, para efetuar a entrega do Documento de Posição da FEMAMA. Foram realizadas visitas ao Secretário Municipal de Saúde, às Coordenadoras dos Programas de Saúde da Mulher das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde e ao Conselho Municipal de Saúde. Visitas à Secretária Estadual de Saúde e à Comissões de Saúde da Assembléia Legislativa e da Câmara Municipal estão agendadas para a primeira semana de maio.

Triunfo, RS

A Unidade Regional de Triunfo do IMAMA promoveu uma reunião com o Prefeito, a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores e o Presidente do Conselho Municipal de Saúde para a entrega do documento. Na ocasião o Prefeito Municipal comprometeu-se a oficiar a Governadora do Estado sobre a importância das políticas para o controle do câncer de mama no estado e solicitou uma audiência pública à Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa para discutir e construir um protocolo único para região carbonífera em saúde da mama, tendo como base o documento de posição da FEMAMA.

Cachoeira do Sul, RS

As voluntárias do Núcleo do IMAMA em Cachoeira do Sul realizaram, no dia 29 de abril, a entrega do Documento de Posição da FEMAMA às autoridades do município, com a presença da imprensa local. A entrega aconteceu na Câmara de Vereadores, com a presença do Presidente da Câmara e dos vereadores que compõem a Comissão de Saúde daquela casa, sendo acompanhada pela imprensa local.

Três de Maio, RS

As voluntárias do Núcleo do IMAMA de Três de Maio promoveram um encontro para a divulgação do documento de posição da FEMAMA, reunindo o Presidente da Câmara de Vereadores, a Secretária Municipal de Saúde, a Secretária Municipal de Educação, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde e representantes da imprensa local, além de voluntárias do IMAMA e do grupo Vem Ser.

Osório, RS

Em Osório, as voluntárias do IMAMA fizeram a entrega do documento ao Secretário Municipal da Saúde, que se mostrou favorável à implementação da lei e sinalizou com a possibilidade de mais recursos para a saúde da mulher no município.

 

Arquivo de download modelo

Mais ações