Associadas | Câncer de mama
- - -
Home > Notícias > Funcionamento da unidade de cuidados paliativos do inca é tema de palestra na APPO

 

Funcionamento da unidade de cuidados paliativos do inca é tema de palestra na APPO

 

Foto: APPO/Divulgação

Foto: APPO/Divulgação

12/09/2017

O Curso realizado pela APPO começou em agosto em previsão de terminar em outubro


O Curso de “Educação Continuada em Cuidados Paliativos”, realizado pela Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos – APPO, ONG associada à FEMAMA em Petrópolis (RJ), em parceria com a Secretaria Regional de Ação Social, Igreja Metodista Wesleyana, Primeira Região Eclesiástica, Pontual Farmacêutica e RadioSerra – Centro Regional de Radioterapia, recebe na próxima quinta-feira, dia 14 de setembro, às 19h, a Palestra “Hospital do Câncer IV – Unidade de Cuidados Paliativos”, com a Dra. Germana Hunes.

O objetivo é falar sobre como começou a unidade de Cuidados Paliativos do INCA, Instituto Nacional do Câncer, responsável pelo atendimento ativo e integral aos pacientes portadores de câncer avançado, até a solidificação desse projeto na construção do Hospital de Câncer IV (HCIV), unidade do Instituto dedicada exclusivamente a pacientes sem possibilidade de cura.

“Será apresentado o modelo de atenção prestado na unidade, focado no cuidado integral do paciente com doença oncológica avançada e necessidades de cuidados específicos frente a terminalidade da vida. Mostraremos também o perfil desse paciente e a necessidade de cuidado que também inclui familiares e cuidadores. Um dos temas discutidos será as modalidades de serviços de cuidados paliativos, na tentativa de trazer para a plateia a possibilidade de refletir sobre como aplicá-los à realidade local”, conta Dra. Germana Hunes, diretora HC IV.

Dra. Germana possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UFRJ, com Residência em Clínica Médica concluída em 2011. Médica do Instituto Nacional do Câncer desde 2011, atualmente é diretora do Hospital do Câncer IV do Instituto Nacional de Câncer, INCA. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cuidados Paliativos.

Voltado para profissionais da área saúde, estudantes e pessoas interessadas ao tema, o curso tem como objetivo apresentar o que são os Cuidados Paliativos, ainda pouco difundidos na cidade. Os profissionais selecionados para participarem deste projeto foram escolhidos através de sua vasta experiência na área, são pessoas que atuam há anos na implantação e divulgação dos Cuidados Paliativos no Brasil, e no mundo, como: Cláudia Naylor, Silvana Aquino, Bruno Oliveira, Edson Fernando de Almeida, Germana Hunes e Eduardo Rosa Pedreira.

Paliativos são os cuidados assistenciais oferecidos para todo paciente que tenha uma doença fora de possibilidades de cura, e que ameace sua vida, visando uma melhor qualidade de vida. Para isso é fundamental que o paciente tenha acesso a uma equipe multidisciplinar, que tem o desafio de avaliar e tratar da dor e outros sintomas físicos, assim como aspectos sociais, psicológicos e espirituais.

Esse é o quarto de 10 encontros que serão realizados, com previsão de término no dia 30 de outubro. A próxima palestra é “Aspectos Psicológicos da Morte e do Morrer”, com Silvana Aquino e está marcada para o dia 21 de setembro às 19h.


Compartilhe:

Notícias relacionadas