Associadas | Câncer de mama
- - -
Home > Notícias > FEMAMA participa de Formação para o Controle Social no SUS

 

FEMAMA participa de Formação para o Controle Social no SUS

 

Foto: FEMAMA

Foto: FEMAMA

08/12/2017

A Coordenadora de Relações Institucionais e Advocacy da FEMAMA, Ana Lucia Gomes, a Assistentes de Projetos Polyanna Venturela e a Assistente Social Fabiele Mattos, estiveram presentes na oficina de Porto Alegre (RS) do curso “Formação para o Controle Social no SUS”, promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e executado pelo Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap) e pelos Conselhos Estaduais de Saúde.

A FEMAMA tem representação do CNS através de cinco comissões e considera que estes espaços são muito importantes na busca da garantia e ampliação dos direitos das pacientes de câncer de mama. A partir do trabalho da sociedade civil organizada nas Comissões, pode-se exercer o controle social para a efetivação das políticas públicas de atenção à saúde da mama.

Formação para o Controle Social no SUS

O projeto nasceu da preocupação em propiciar espaços formativos de lideranças e conselheiros de saúde. Esta iniciativa está orientada pela Política Nacional de Educação Permanente para Controle Social no SUS aprovada no ano de 2006.

Em 2014, o CNS realizou um conjunto de diálogos com movimentos sociais e entidades da sociedade civil com objetivo de propor um processo formativo mais amplo. Essa iniciativa foi reiterada em 2015, pela XV Conferência Nacional de Saúde, estratégia de fortalecimento do Controle Social. Em 2016, através da Resolução nº 507, o CNS se comprometeu em construir com entidades parceiras, um processo formativo para todos os estados e Distrito Federal.

As oficinas, com agenda em todo o Brasil, são voltadas para conselheiros e conselheiras municipais e estaduais de saúde, além de lideranças de movimentos e organizações populares que atuam na luta pelo Direito Humano à Saúde. O projeto conta com uma plataforma web que dá suporte à realização de 68 oficinas que estão envolvendo mais de 5 mil conselheiros, conselheiras e lideranças de movimentos sociais.

Saiba mais: https://www.formacontrolesocial.org.br


Compartilhe:

Notícias relacionadas