Associadas | Câncer de mama
- - -
Home > Notícias > Conheça algumas ações em alusão ao Dia Mundial do Câncer que ocorrem pelo Brasil

 

Conheça algumas ações em alusão ao Dia Mundial do Câncer que ocorrem pelo Brasil

 

01/02/2018

O Dia Mundial do Câncer é celebrado em 4 de fevereiro, marcado por ações que visam reduzir o impacto do câncer no mundo, focado em conscientização para os fatores de risco da doença e a importância do acesso à mecanismos de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. Em alusão à data, algumas ONGs associadas à FEMAMA organizaram ações locais pelo Brasil. Confira alguns exemplos:

Em Fortaleza (CE), a Associação Nossa Casa organiza o Treino Solidário World Cancer Day, atividade que incentiva saúde, bem estar e qualidade de vida por meio da prática esportiva, além de acabar com o estigma e desmistificar o câncer. A ação acontece no domingo, 4, a partir das 6h30, no Centro Administrativo do Cambeba.

Em São João do Piauí (PI), a ONG AMAJES iluminará o Casal de Bailarinos da Praça Honório Santos no próximo final de semana. Nas noites de sábado e domingo, 3 e 4, representantes da instituição e pacientes estarão no local fornecendo informações e tirando dúvidas a respeito do câncer de mama. Ainda, celebrará o Terço Rosa na segunda-feira, 5, também em homenagem à Santa Agatha, protetora das mamas. A ação acontece a partir das 17h, na Casa Rosa.

Em Curitiba (PR), o Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (HUMSOL) promoverá atividades nos dias 2 e 4 de fevereiro. No dia 2, o HUMSOL irá reunir-se com Associação das Mulheres pela Paz Mundial, a fim de construir um intercâmbio de projetos focados no combate ao câncer. Já no dia 4, acontecerá o Flash Mob Pela Vida, no parque Barigui, para alertar a todos sobre a importância da prevenção do câncer.

Em Cascavel (PR), a Associação Cascavel Rosa promove ações no dia 3. Em três estacionamentos de supermercados da cidade, membros da instituição farão “adesivaço” nos carros, em uma atividade que durará cinco horas e também contará com a entrega de kits com lixocar, folders e folhetos da ONG. Os locais escolhidos para a ação são os supermercados Mufattão, Almayer e Iraní.

Em Cachoeiro de Itapemirim (ES), o Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro de Itapemirim (GAPCCI) promoverá atividades entre os dias 2 e 4. Pontos estratégicos da cidade receberão membros do GAPCCI, todos vestindo as cores da campanha, laranja e azul, que esclarecerão as formas de evitar o câncer e desmitificando a doença. Além disso, também será feita apresentação teatral e de cartazes – tudo a partir das 8h30, em 2 de fevereiro.

Em Teresina (PI), a Fundação Maria Carvalho Santos promove palestras e iluminação da Ponte Estaiada de Teresina, de 3 a 5 de fevereiro, em laranja e azul. Com o tema “Prevenir ou Curar-se do Câncer”, os Drs. Luiz Ayrton Santos Júnior e Rodrigo Valença ministrarão palestra na sede da Fundação, em Teresina/PI, a partir das 9h do dia 3 de fevereiro.

No litoral gaúcho (RS), o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA) e a Associação Beneficente Amigas da Mama do Litoral (ABAMI do Litoral), associadas da FEMAMA, uniram forças e promoverão diversas atividades como palestras sobre os cuidados com a saúde das mamas, flashmob, sorteio de brindes, distribuição de material informativo, vendas de produtos institucionais e customização de camisetas, no ponto de encontro na praia de Xangri-lá, no endereço: Av. Beira Mar, 32 das 10h às 18H, ao lado do Bali Hai. No Rio Grande do Sul, serão iluminados nas cores azul e laranja os estádios do Internacional e do Grêmio, o edifício da OAB em Porto Alegre, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, a ponte do Rio Guaíba, o sítio arqueológico de São Miguel das Missões e diversos pontos do litoral norte.

Em Brasília (DF), a ONG Recomeçar articulou a iluminação do Senado Federal nas cores azul e laranja para marcar a data.

Além das ações mencionadas, a promove junto a sua rede de ONGs em todo o país duas iniciativas que envolvem o envio de ofícios: uma voltada às Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde para verificar a disponibilidade do medicamento Trastuzumabe, que deve ser oferecido a partir de 29 de janeiro pelo SUS para pacientes com câncer de mama metastático, e outra voltada às Assembleias Legislativas para agendar debates estaduais sobre diagnóstico precoce, registro compulsório do câncer e acesso a tratamentos adequados.

Para saber mais sobre as ações da data, acesse: www.femama.org.br/diamundialdocancer


Compartilhe:

Notícias relacionadas