Associadas | Câncer de mama
- - -
Home > Notícias > Entrega da Declaração de Porto Alegre ao Ministério da Saúde e ao Ministério de Relações Exteriores

 

Entrega da Declaração de Porto Alegre ao Ministério da Saúde e ao Ministério de Relações Exteriores

 

Dra. Maira Caleffi e Sr. Carlos Frederico Bastos Peres

Dra. Maira Caleffi e Sr. Carlos Frederico Bastos Peres

29/06/2011

Representando o Comitê DCNT Brasil, a presidente da FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), Dra. Maira Caleffi efetivou a entrega da Declaração de Porto Alegre a Dra. Maria Alice Fortunato, Assessora Especial do Ministro da Saúde Alexandre Padilha e Coordenadora de Integração Regional do Ministério da Saúde para as questões que envolvem o Mercosul e as políticas de saúde do governo brasileiro, em 16 de junho de 2011, na sede daquele Ministério, em Brasília - DF, a fim de cumprir um dos objetivos deste Comitê, no sentido de influenciar os representantes brasileiros na Convenção de Setembro (United Nations High Level Meeting  on Noncommunicable Disease prevention and control, em 19 e 20 de Setembro/2011, New York,USA) que irá discutir a inclusão das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (cânceres, cardiovasculares, respiratórias, diabetes mellitus) nas Metas do Milênio das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse mesmo documento será divulgado por todo o Ministério da Saúde.

A mesma Declaração de Porto Alegre, nas versões português, espanhol e inglês, nesta mesma data em Brasília-DF, também foi entregue aos assessores do Ministro Silvio Albuquerque, da Divisão de Temas Sociais do Itamaraty (Ministério de Relações Exteriores), Sr. Carlos Frederico Bastos Peres da Silva e Sr. Fabrício Prado, os quais registraram o protocolo de entrega para possibilitar uma forte divulgação do documento aos demais membros do Ministério e, principalmente, ao próprio Ministro de Relações Exteriores, Sr. Antonio de Aguiar Patriota, e aos embaixadores representantes do Brasil nesta reunião de alto nível a ser realizada em setembro próximo.
 

Sobre a DECLARAÇÃO DE PORTO ALEGRE


Como resultado efetivo do Consenso sobre DCNTs, a Declaração de Porto Alegre foi escrita e finalizada a partir da união de esforços de profissionais da saúde; empresários; ONGs; médicos especialistas; representantes de entidades de classe, de hospitais públicos e privados, dentre outros, visto que o tema é de extrema importância para a saúde dos gaúchos e da população brasileira, um documento criado de forma transparente, democrática e abrangente.

A criação do Comitê DCNT Brasil, a realização do Consenso sobre DCNTs e a DECLARAÇÃO DE PORTO ALEGRE são eventos pioneiros no Estado do RS, no que se refere à mobilização da sociedade civil, órgãos públicos, empresas e instituições privadas e de entidades do terceiro setor, os quais alcançaram divulgação nacional e internacional, tendo em vista a gravidade da problemática que envolve estas doenças reponsáveis por 63% das mortes no Brasil. Hoje, o Comitê DCNT Brasil já está inserido em alianças (NCD Alliance e NCD Network) e comitês internacionais ligados à causa em vários países, como a Coalizão Latino-Americana Saudável ? CLAS.

 

A Declaração de Porto Alegre está disponível no site da FEMAMA, em três versões, no menu Publicações.

  • Dra. Maira Caleffi e Dra. Maria Alice Fortunato
  • Ministério de Relações Exteriores
  • Ministério da Saúde

 


Compartilhe:

Mais notícias