Associadas | Câncer de mama
- - -
Home > Notícias > Pacientes com câncer de mama triplo negativo podem se inscrever em estudo clínico em quatro estados

 

Pacientes com câncer de mama triplo negativo podem se inscrever em estudo clínico em quatro estados

 

Foto: Tua Saúde

Foto: Tua Saúde

06/04/2018

Começa ser testado internacionalmente um novo tratamento específico para um dos tipos de câncer de mama, o triplo negativo, que atinge em torno de 15% das pacientes. O Brasil está entre os vinte países que começaram a aplicar em pacientes o medicamento denominado Atezolizumabe.

Hospitais de Porto Alegre, Salvador, Belo Horizonte e Cachoeiro do Itapemirim estão recrutando pacientes com câncer de mama triplo negativo inoperável localmente avançado ou metastático nunca tratado para estudo clínico do tratamento Atezolizumabe. O medicamento tem o potencial de atingir somente as células cancerosas, sendo menos agressivo ao organismo das pacientes. Seu funcionamento se baseia no bloqueio do mecanismo de defesa das células tumorais, a proteína PDL1. Com essa proteína bloqueada, os linfócitos T, que atuam como defesa das células saudáveis, são capazes de combater o tumor.

Como participar?
A candidata que desejar voluntariamente participar da pesquisa deverá procurar um dos quatro centros disponíveis abaixo. Se os exames e avaliações prévias definirem-na como apta, ela poderá estar entre as participantes.

Estudos clínicos são completamente gratuitos para pacientes e para acompanhantes (quando houver necessidade de sua presença). Os responsáveis pela pesquisa precisarão estar à disposição para quaisquer dúvidas que a paciente tiver e a participante é livre para desistir da pesquisa a qualquer momento. Veja abaixo os quatro centros recrutadores no Brasil:

CETUS
Dr. Bruno Aragão
Belo Horizonte/MG
(31) 3595-5444

Santa Casa de Salvador
Dra. Lívia Andrade
Salvador/BA
(71) 2203-8100

Hospital Conceição
Dr. José Pedrini
Porto Alegre/RS
(51) 3357-2000

Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim
Dra. Sabina Aleixo
Cachoeiro do Itapemirim/ES
(28) 3526-6166


Compartilhe:

Notícias relacionadas