Associadas | Câncer de mama
- - -
Home > Notícias > AAPCMR dá continuidade a palestras sobre diagnóstico precoce do câncer

 

AAPCMR dá continuidade a palestras sobre diagnóstico precoce do câncer

 

Foto: AAPCMR/Divulgação

Foto: AAPCMR/Divulgação

11/05/2018

Para ampliar o número de pessoas conscientizadas sobre o diagnóstico precoce do câncer, a Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR), ONG associada à FEMAMA em Mossoró (RN), dá continuidade às palestras sobre o tema, em diferentes municípios do Rio Grande do Norte. No dia 11, o trabalho contemplará profissionais de Saúde de Itajá. A palestra, ministrada pela enfermeira da instituição, Keylla Duarte, acontecerá no Clube Social do município, às 9h.

Em 9 de maio, o momento de conscientização aconteceu na UBS Rosalita Forte Dantas, em Patu, e contou com a participação dos agentes comunitários de Saúde.

Esse trabalho foi intensificado em 2017, durante os meses de setembro, outubro e novembro, período em que a Associação repercute as temáticas abordadas nacionalmente – câncer infantojuvenil, câncer de mama e de próstata -, respectivamente.

Concluído esse trimestre, a iniciativa teve continuidade e já contemplou várias entidades de Mossoró, além de outras cidades potiguares, como Olho D’Água do Borges, Porto do Mangue, Pendências, Grossos e Serra do Mel.

Na fase atual, o trabalho está focado, principalmente, no diagnóstico precoce do câncer de mama. As palestras incluem questões como sinais e sintomas da doença, fatores de risco e direitos dos pacientes, entre eles, a Lei nº 12.732/12, conhecida como Lei dos 60 Dias, que estabelece que o início do tratamento oncológico pelo SUS tenha início em, no máximo, 60 dias, a partir do diagnóstico.

Estão agendadas palestras em Felipe Guerra, Paraú, Triunfo Potiguar, Janduís e Campo Grande. Além disso, os municípios ou entidades que quiserem solicitar um desses momentos podem entrar em contato com a AAPCMR, através dos telefones (84) 3316-0871 e 98899-5064.

  • Foto: AAPCMR/Divulgação
  • Foto: AAPCMR/Divulgação
  • Foto: AAPCMR/Divulgação
  • Foto: AAPCMR/Divulgação
  • Foto: AAPCMR/Divulgação

 


Compartilhe:

Notícias relacionadas