Associadas | Câncer de mama
- - -
Home > Notícias > Congresso Nacional adere ao Movimento Outubro Rosa 2011

 

Congresso Nacional adere ao Movimento Outubro Rosa 2011

 

Palcio do Congresso Nacional

Palácio do Congresso Nacional

06/10/2011

O Congresso Nacional, em Brasília, recebeu uma iluminação especial na noite 05 de Outubro de 2011. A cor rosa, que alerta para o câncer de mama no mundo, tomou conta do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, em Brasília, que representam, respectivamente, os Estados-membros e o povo brasileiro. A iniciativa integra as ações do Outubro Rosa, movimento mundial de mobilização pela conscientização da detecção precoce do câncer de mama. O Outubro Rosa chegou ao Brasil em 2008 por iniciativa da FEMAMA  Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama.  

O Outubro Rosa prevê atividades ao longo de todo mês, em várias cidades do país, onde destaca-se a iluminação de prédios e monumentos históricos na cor rosa, como o Cristo Redentor e o Santuário Nossa Senhora da Penha, no Rio de Janeiro.

Em Brasília, além da iluminação inédita do Congresso Nacional, a programação do Outubro Rosa contou com uma palestra, na manhã do dia 6 de outubro, na Câmara dos Deputados, aberta a funcionários, congressistas e à comunidade em geral. Na oportunidade, a presidente da FEMAMA, a médica mastologista Maira Caleffi falou sobre a importância do acesso ao diagnóstico precoce e da agilidade no tratamento, pois se o câncer de mama for descoberto no início, pode ter até 95% de chances de cura. Além disso, foi apresentado o cenário atual da problemática da doença no Brasil e as ações globais e locais das 51 Associadas da federação.

Neste ano, a Campanha Nacional do Outubro Rosa é dirigida não só às mulheres, mas também às pessoas com quem elas convivem, visando conscientizar sobre a importância da detecção precoce da doença. O movimento, nacional e mundial, acontece paralelamente em diversos estados brasileiros e em outros países. O Outubro Rosa iniciou nos EUA, na Califórnia, em 1997

 
  • Congresso Ncional
  • Senadora Ana Amélia Lemos e Dra. Maira Caleffi
  • Bancada Feminina presente no evento
  • Parlamentares presentes
  • Deputada Federal Cida Borghetti
  • Deputada Federal Janete Rocha Pietá
  • Dra. Maira Caleffi
  • Deputado Federal Jorge Tadeu Mudalen

 


Compartilhe:

Mais notícias