Associadas | Câncer de mama
- - -
Home > Notícias > AMA-PR em ação de advocacy pelo acesso à mamografia

 

AMA-PR em ação de advocacy pelo acesso à mamografia

 

ALEP

ALEP

14/06/2010

Desde 2007 a Associação das Amigas da Mama trabalhava incansavelmente pela aprovação de projeto lei da Assembléia Legislativa do Paraná que visava garantir acesso à mamografia às mulheres paranaenses a partir dos 35 anos. O Projeto de Lei do deputado Ney Leprevost passou pelo exame e sugestões de alteração das integrantes da AMA. 
A organização se mobilizou também para garantir a aprovação do projeto, fazendo visitas semanais aos gabinetes dos deputados e comparecendo com faixas quando de sua votação na Assembléia Legisltativa. Aprovado pela unanimidade dos deputados em 2009, o projeto no entanto sofreu o veto do então Governador do Estado, Roberto Requião, sob alegação de falta de verbas no Estado para implementação da lei e por não configurar assunto de interesse da população.
A AMA persistiu em sua luta, enviando cartas acompanhadas de rosas aos deputados, com lista de nomes de mulheres com menos de 40 anos de idade que tiveram óbito em conseqüência de câncer de mama. A lista incluía informação sobre o número de filhos ou profissão das mulheres e depoimentos de familiares lamentando o diagnóstico tardio.
Por unanimidade o veto do governo do Paraná, foi derrubado pelo deputados e o acesso ao diagnóstico do câncer precoce ficou garantido por lei em todo o Estado do Paraná, que terá até o final de 2012 para implantar a infraestrutura necessária em todas as cidades pólo do estado, isto é, cidades com mais de 30.000 habitantes.
O Projeto de Lei está disponível no link Publicações/Legislação deste site.
Vencida esta etapa, a AMA já se organiza para sensibilizar as mulheres para buscarem os exames nas unidades de saúde e monitorar a implementação da política. 



Compartilhe:

Mais notícias