Associadas | Câncer de mama
- - -
Home > Notícias > FEMAMA envia delegadas para a 14ª Conferência Nacional de Saúde

 

FEMAMA envia delegadas para a 14ª Conferência Nacional de Saúde

 

10/11/2011

Pela primeira vez, duas representantes da FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama irão participar de uma Conferência Nacional de Saúde por terem sido eleitas como delegadas  para esta que será a 14ª Conferência Nacional de Saúde. Assim, Liane de Araújo, do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul, e Maria do Socorro Leão Santa Maria, da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Alagoas, vão para este que é considerado o evento de participação popular mais importante sobre a saúde no Brasil.

As delegadas terão como missão fazer com que o tema central proposto pela FEMAMA - “Qualidade e agilidade no diagnóstico e tratamento do câncer de mama no Brasil” - entre em votação e passe a integrar o relatório da Conferência. Posteriormente, esse material poderá influenciar o Plano Plurianual do Governo Federal, bem como o orçamento da saúde.

Além de Liane e Maria, haverá a participação de outras representantes da FEMAMA como convidadas neste encontro. A 14ª Conferência tem por objetivo discutir a política nacional de saúde e será realizada em Brasília, Distrito Federal, no período de 30 de novembro a 4 de dezembro. Vale lembrar que as principais políticas públicas de saúde em vigor foram fomentadas e construídas a partir de debates e discussões realizados nas últimas Conferências Nacionais de Saúde.

De acordo com informações do Portal do Conselho Nacional de Saúde, foram realizadas 4.374 conferências municipais e estaduais, entre abril e outubro deste ano, com o objetivo de discutir propostas de aperfeiçoamento para o Sistema Único de Saúde (SUS) que irão subsidiar o debate durante a etapa nacional da 14ª Conferência Nacional de Saúde (CNS). Ao todo, mais de 600 propostas já chegaram a Brasília para análise da equipe de relatoria. 


Compartilhe:

Mais notícias