Associadas | Câncer de mama
- - -
Home > Notícias > 3ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres conta com representante da FEMAMA

 

3ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres conta com representante da FEMAMA

 

12/12/2011

Encerrou nesta quinta-feira (15), em Brasília, a 3ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres. A 2ª Vice-Presidente da FEMAMA - Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, Ana Valéria Mendonça, teve como tarefa defender as moções já apresentadas pela entidade na Conferência Nacional de Saúde: o início de tratamento 30 dias após do diagnóstico, o direito a reconstrução mamária Lei 9797/99, a inclusão de Mastologista nas Unidades de Estratégia da Saúde da Família (ESF) ou Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), a inclusão de Oncologista Clínico nos novos modelos de Policlínicas, garantia de leitos clínicos para Oncologia, 75% de cobertura mamamográfica em todo o Pais.

Segundo Valéria, um dos momentos mais importantes da Conferência, foi na abertura, dia 12, quando a presidente Dilma Roussef citou as medidas adotadas pelo seu governo no atendimento à mulher e salientou que a prevenção do câncer de mama é uma pauta prioritária para 2012.

Outro ponto alto ocorreu no terceiro dia de evento, quando foi apresentado o vídeo do Outubro Rosa, em um plenário com mais de mil mulheres. Conforme de acordo com Ana Valéria Mendonça, todas aplaudiram emocionadas à exibição do vídeo. Ela destacou também a criação de projetos voltados à região Norte. ?A região Sul luta por melhorias, a Norte luta por acesso?, destacou Valéria, informando, ainda, que Porto Velho possui 2 mamógrafos para toda a população (1.560.501 mulheres rondonienses) e o Amapá possui, apenas, um equipamento para a comunidade feminina (de 668.689 mulheres amapaenses).


Compartilhe:

Mais notícias