Associadas | Câncer de mama
- - -
Home > Notícias > Associadas da FEMAMA participam de projeto de capacitação nos EUA

 

Associadas da FEMAMA participam de projeto de capacitação nos EUA

 

Visita a Amor Prprio - Itaja / SC

Visita a Amor Próprio - Itajaí / SC

09/02/2012

Algumas associadas da FEMAMA - Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama acabam de receber uma bela notícia: foram selecionadas para participar de um intercâmbio nos Estados Unidos. O projeto está sendo desenvolvido pelo Instituto para Treinamento e Desenvolvimento (Institute for Training and Development – ITD) e espera levar 20 mulheres brasileiras, líderes e trabalhadoras da área de Saúde, para o país norte-americano ainda neste ano e, num segundo momento, trazer o mesmo número de americanas para o Brasil. O subsídio vem do Gabinete de Assuntos de Educação e Cultura (Bureau for Education and Cultural Affairs - ECA) do Departamento de Estado dos EUA.

“Essa é uma grande oportunidade para profissionais de Saúde do Brasil e dos Estados Unidos aprenderem umas com as outras”, comemorou a médica mastologista, Maira Caleffi, que preside a FEMAMA. Com o tema “Empoderamento Feminino Brasil/EUA”, a ação é focada em saúde pública e sociedade civil e irá abordar a liderança feminina no sentido mais amplo, por meio de temas como saúde, violência doméstica, nutrição e educação de meninas e jovens mulheres e possibilitar a troca de experiência entre entidades norte-americanas e brasileiras sobre melhores práticas para promoção da liderança feminina e da saúde comunitária.

Programação – O programa será divido em quatro etapas. Cada uma das duas fases do programa nos EUA irá durar seis semanas, com atividades na região de Massachusetts. A primeira parte do projeto nos EUA será realizada de 24 de março a 4 de maio. Já a segunda edição acontece de 29 de setembro a 9 de novembro. Ambas irão incluir uma semana de sessões de orientação, palestras e visitações, seguida de 4 semanas de benchmarking em organizações similares às próprias organizações brasileiras; além de dias para refletir em grupo sobre as experiências durante o intercâmbio e participação em um congresso de Intercâmbios Profissionais em Washington.

Já a programação das participantes americanas no projeto será composta de duas semanas no Brasil, aproximadamente entre 14 e 28 de julho e, na segunda fase, de 12 a 26 de janeiro de 2013. Esses programas vão consistir em visitas de grupo e discussões com correspondentes brasileiras, estudos em organizações nacionais de área semelhante e um encontro para fechamento e compartilhamento de experiências.

IMAMA – Para realizar esse projeto, o ITD conta com a parceria do IMAMA - Instituto da Mama do Rio Grande do Sul, localizado em Porto Alegre. O IMAMA vai desempenhar um papel central no recrutamento de participantes brasileiros que falem inglês. Vale lembrar que o Instituto gaúcho é uma organização sem fins lucrativos, reconhecida pelo Ministério da Justiça como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que atua diretamente nos processos de educação, reabilitação, articulação e mobilização social em favor da saúde da mama.

Parceria norte-americana - O ITD ainda conta com a parceria de uma instituição americana chamada de Alumnae Association of Smith College (AASC), que irá trabalhar diretamente na execução do programa nos EUA, principalmente na identificação e preparação dos anfitriões americanos. A Smith College é uma Universidade exclusivamente feminina e uma das instituições mais proeminentes em Educação de nível Superior.

Sobre o ITD - O Instituto para Treinamento e Desenvolvimento (Institute for Training and Development – ITD) é responsável pela implementação total desse projeto e irá assumir a liderança no planejamento, implementação de atividades, toda a logística, relatórios, monitoramento e avaliação. O ITD possui uma história de 26 anos de sucesso na condução de mais de 300 projetos de intercâmbio internacional. Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos, sediada em Amherst, Massachusetts.

  • Reunião na Amor Próprio
  • Visita a Associação Amigas da Mama - Curitiba / PR
  • Visita ao Instituto Humsol - Curitiba / PR
  • Despedida das voluntárias do Instituto Humsol em Curitiba
  • Visita ao Imama - Porto Alegre / RS

 


Compartilhe:

Mais notícias