Associadas | Câncer de mama
- - -
Home > Notícias > Aprovado projeto de lei que garante tratamento de câncer pelo SUS no prazo de 60 dias

 

Aprovado projeto de lei que garante tratamento de câncer pelo SUS no prazo de 60 dias

 

Representantes Associadas FEMAMA

Representantes Associadas FEMAMA

30/10/2012
Depois de muita luta e persistência por parte da FEMAMA e de outras entidades, foi aprovado pelo Senado o projeto que garante ao paciente o direito ao início do tratamento contra o câncer pelo SUS no prazo máximo de 60 dias a partir da confirmação do diagnóstico. O projeto estabelece ainda a obrigatoriedade para os estados de elaborarem planos regionais de instalação de serviços especializados em oncologia, de maneira que áreas não contempladas passem a ter acesso a esses serviços.


A presidente da FEMAMA, Maira Caleffi, foi uma das responsáveis por desenvolver este trabalho juntamente com a relatora e senadora, Ana Amélia Lemos. O projeto de lei original é do ex-senador Osmar Dias que, hoje, trabalha na Vice-Presidência de Agronegócios e Micro e Pequenas Empresas, no Banco do Brasil. 


A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama conquistou mais uma vitória com a aprovação deste projeto. Apesar de ainda restarem outras etapas, é preciso entender a importância deste trabalho. Muitas mulheres enfrentam dificuldades na demora do tratamento, o que envolve o crescimento do tumor e põe a vida de muitas em risco. Com esta aprovação será possível proporcionar mais qualidade de vida e oferecer um sistema de saúde digno para todas as pacientes que enfrentam esta batalha todos os dias. 


A mobilização de ontem contou a presença de representantes da Femama e como símbolo da campanha contra o câncer de mama, todos vestiam a cor rosa. Agora que o projeto já está aprovado, a proposta (SCD 32/1997) segue para sanção presidencial.
 
  • Senadora Ana Amelia e Dra. Maira Caleffi

 


Compartilhe:

Mais notícias