Associadas | Câncer de mama
- - -
Home > Notícias > Dia Mundial do Câncer

 

Dia Mundial do Câncer

 

Mitos sobre o cncer. Informe-se

Mitos sobre o câncer. Informe-se

04/02/2013
Como associada da União Internacional do Controle do Câncer (UICC), a Femama está promovendo a divulgação da campanha do Dia Mundial do Câncer, que ocorre no próximo dia 04 de fevereiro. 

A ideia da campanha 2013 é discutir e esclarecer os mitos existentes sobre o câncer em geral e também sobre o câncer de mama. Os mitos em destaque são:


Mito 1: Câncer é apenas um problema de saúde
Verdade: Câncer não é apenas um problema de saúde. É um problema mundial, de desenvolvimento socioeconômico, também uma questão de direitos humanos.



Mito 2: Câncer é uma doença que afeta somente as pessoas com alta renda, idosos e ocorre em países desenvolvidos.
Verdade: O câncer não descrimina. É uma epidemia global, que afeta todas as idades, em todos os países, independente do nível de renda e de desenvolvimento.



Mito 3: Câncer é uma sentença de morte
Verdade: Muitos cânceres anteriormente considerados como sentença de morte são, atualmente, curáveis e tratados com eficiência.



Mito 4: Câncer é o meu destino
Verdade: Com estratégias corretas de prevenção, diagnóstico e tratamento, 30% dos casos de câncer podem ser prevenidos.



Mito 5: O câncer de mama sempre é hereditário
Verdade: O histórico familiar pode ser um fator de risco, em especial para mulheres que tenham familiares em primeiro grau (mãe, irmã ou filha) acometidas pela doença antes dos 50 anos de idade. Somente 12% dos casos diagnosticados são hereditários.



Mito 6: O autoexame é a melhor forma de diagnóstico
Verdade: Nem sempre o autoexame permite perceber um nódulo na mama. A mamografia é a maior garantia de diagnóstico precoce do câncer de mama.



Mito 7: Mulheres com 40 anos ou menos não precisam se preocupar
Verdade: A mamografia é indicada a partir dos 40 anos, mas exames clínicos devem ser feitos anualmente a partir dos 20 anos. Consulte seu médico regularmente.  


Conheça o site da campanha da UICC: http://www.worldcancerday.org/
Participe e divulgue! 
  • Dia Mundial do Câncer

 


Compartilhe:

Mais notícias