Associadas | Câncer de mama
- - -
Home > Notícias > V Conferência Nacional de Primeiras Damas

 

V Conferência Nacional de Primeiras Damas

 

V Conferência Nacional de Primeiras Damas

V Conferência Nacional de Primeiras Damas

27/05/2013

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama - Femama, realizou no dia 23 de maio de 2013, a V Conferência Nacional de Primeiras Damas, em Brasília, data em que entrou em vigor a Lei 12.732 - Lei do 60 dias, a qual garante a todo paciente com diagnóstico de câncer, o início do seu tratamento no prazo máximo de 60 dias, pelo SUS. Nesta edição, a Conferência abordou o tema: “A Saúde da Mulher Brasileira está em nossas Mãos".

A Conferência das Primeiras-Damas é um evento bianual e neste ano reuniu autoridades politicas, Senadores, Deputados, representantes do Ministerio da Saúde, da Secretaria de Direitos Humanos, da OPAS/OMS, do CONASS, do CONASEMS, de técnicos da saúde do Distrito Federal e de outros estados brasileiros, representantes da Defensoria Pública e Procuradoria Geral da União, de Ministros do Tribunal Superior do Trabalho, da presidente voluntaria da Femama e Imama, membros da Diretoria e de Associadas Femama, e, em especial, o evento foi aberto pela Primeira-Dama do GDF, a Dra. Ilza Queiroz.

A regulamentação da Lei 12732 foi o tema principal do evento e a Femama, como representante de grupos de pacientes, presente em 17 estados brasileiros mais o Distrito Federal através de suas 60 Associadas, e que se organiza para articular uma agenda nacional única que garanta a criação e a implementação de políticas públicas estará atenta e cobrará fortemente dos gestores públicos de saúde o cumprimento desta lei nos municípios brasileiros. A Femama,representante da sociedade civil organizada luta para garantir o acesso e o tratamento de câncer ágil e qualificado na rede pública (SUS).



Compartilhe:

Notícias relacionadas