Associadas | Câncer de mama
- - -
Home > Notícias > Femama coordena 13ª edição do Programa Conviver

 

Femama coordena 13ª edição do Programa Conviver

 

Programa Conviver

Programa Conviver

08/08/2013

Na última terça-feira, 6 de agosto, ocorreu no auditório do Hospital Fêmina em Porto Alegre, a 13ª edição do Programa Conviver. O evento foi organizado pelas voluntárias do próprio hospital, com realização por parte da Sanofi São Paulo e apoio e coordenação da Femama. Seu público-alvo foi, essencialmente, pacientes da oncologia, voluntárias, corpo clínico do Fêmina e demais interessados na temática do câncer de mama.

A primeira palestra ficou a cargo da enfermeira Hilda Dalla Valle e abordou a importância da espiritualidade no processo de enfrentamento de doenças. Hilda ressaltou que toda e qualquer fé, independente de qual seja, é fundamental durante os tratamentos. Na sequência, o Doutor Ricardo Oliva Wilhelm, cirurgião plástico, tratou do tema Reconstituição Mamária. Wilhelm tem mais de 30 anos de experiência em cirurgias do tipo e relatou que na época de sua graduação, no final dos anos 1970, as intervenções ainda eram muito radicais e consistiam essencialmente na retirada total do seio afetado pelo tumor. Conforme o cirurgião, já nos anos 1990, foram surgindo tratamentos menos agressivos e cirurgias menos mutiladoras, que consistem na retirada e reconstrução apenas da parte da mama atingida pelo câncer. Entretanto, Wilhelm ressaltou que ainda é uma prática frequente a realização de procedimentos como a mastectomia. Na opinião do profissional, o auxílio da família ou até mesmo de psicoterapias são muito importantes. Além disso, ele afirmou que todas as operadas deveriam fazer a cirurgia de reconstituição, pois além de ser um prazer pessoal, é um direito de todas.

À tarde, após um coffee-break, as atividades do evento foram uma apresentação do grupo artístico Clinionco, um desfile de moda e a apresentação de uma peça de teatro intitulada ?Uma tarde na Praça Oriental?. Ao final, foi sorteada uma cafeteira elétrica como prêmio de um sorteio. A tarde também foi marcada por uma oficina de beleza, em que foram oferecidos corte de cabelo e maquiagem às participantes.


Compartilhe:

Mais notícias