Associadas | Câncer de mama
- - -
Home > Notícias > Fundação Maria Carvalho Santos: histórias do Outubro Rosa

 

Fundação Maria Carvalho Santos: histórias do Outubro Rosa

 

Instituio  1 vice-presidente da Femama

Instituição é 1ª vice-presidente da Femama

29/08/2013

Dona Maria Augusta, 85 anos, há 53 anos venceu o câncer de mama. O primeiro tumor apareceu aos 23 anos, quando foi operada e retirou uma das mamas. Sete anos mais tarde, por causa de um segundo tumor, perdeu a outra. ?Fui para Fortaleza para fazer o tratamento e fui desenganada. Levei até a roupa para meu velório, mas fui operada no dia de Nossa Senhora da Conceição e é por causa dela que fiquei curada.?, conta sorridente Dona Maria Augusta. Esse é apenas um dos casos que move os voluntários da Fundação Maria Carvalho Santos (FMCS) a lutar contra o câncer de mama e a promover o Outubro Rosa. Na última sexta-feira, 23 de agosto, a FMCS lançou o movimento que, este ano, vai acontecer no dia 5 de outubro, às 7 horas da manhã, no adro da Igreja São Benedito.

O Outubro Rosa foi criado há 14 anos na Califórnia e se caracteriza pela iluminação de um monumento na cor rosa como forma de alertar as mulheres sobre a importância de fazer seus exames médicos. O movimento foi implementado no Brasil em 2008 quando monumentos como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, Ópera de Arame em Curitiba, Estátua do Gaúcho em Porto Alegre, Ponte JK em Brasília e o Teatro Amazonas em Manaus foram iluminados pela Femama - Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, da qual a FMCS é titular da primeira vice-presidência.

Em Teresina, o monumento escolhido é a Igreja São Benedito por sua visibilidade e significado para todos os piauienses. Este ano, no dia 30 de agosto, a igreja de São João Batista em São João do Piauí também estará iluminada. O movimento Outubro Rosa tem uma característica singular na capital piauiense, que é a realização de exames clínicos e mamográficos gratuitos em mulheres carentes. Para colaborar com o movimento, serão disponibilizados kits para a caminhada que se caracterizam por uma linda bolsa, um gloss da Avon, uma camiseta e uma sombrinha que estão à venda por apenas vinte reais em vários lugares da cidade e em um carro itinerante.

As atividades do Outubro Rosa 2013, em Teresina, serão iniciadas no dia 5 de outubro, às 07 horas da manhã, com a distribuição de senhas para exames em mulheres entre quarenta e sessenta anos de idade. Ainda na solenidade de lançamento, a senhora Vânia Guerra Pereira da Silva foi reconduzida ao cargo de madrinha do Outubro Rosa graças ao seu excelente trabalho desenvolvido em prol da instituição. A luta pela vida, pelo diagnóstico precoce e por um tratamento digno são as bandeiras que essa entidade filantrópica que promove ações de advocacy há 15 anos.

Instituições parceiras do Outubro Rosa 2013:

- Prefeitura de Teresina
- Instituto Avon
- UDI 24 Horas
- Corporis
- Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama)
- Floricultura Li
- Ultra-X
- Médica Hospitalar
 


Compartilhe:

Mais notícias