Associadas | Câncer de mama
- - -
Home > Notícias > FEMAMA lança Outubro Rosa 2010 com foco em investimento na saúde

 

FEMAMA lança Outubro Rosa 2010 com foco em investimento na saúde

 

Lanamento-Cristo Redentor - foto globo.com

Lançamento-Cristo Redentor - foto globo.com

06/10/2010
A FEMAMA - Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama - promove pelo terceiro ano consecutivo o Outubro Rosa, movimento mundial de mobilização de prevenção ao câncer de mama que tem por objetivo promover a consciência sobre a importância do diagnóstico precoce para ampliar as chances de cura para a doença. O lançamento do evento será no dia 05 de outubro, com a iluminação de rosa do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

O Outubro Rosa 2010 prevê atividades ao longo de todo o mês, em várias cidades do país. Este ano, o mote da campanha está focado na necessidade de se investir na saúde das mulheres brasileiras, em especial na saúde da mama. “Quando falamos em investimento, acreditamos que deve ser uma das prioridades de nossos governantes, do setor privado e da própria mulher, que tem a obrigação pessoal e social de investir e cuidar de sua própria saúde”, afirma a Dra. Maira Caleffi, presidente da FEMAMA.

Com a campanha deste ano, a FEMAMA pretende dar continuidade ao sucesso obtido no ano passado, com o tema “Mamografia: Agora é Lei!”, cujo objetivo foi tornar realidade nos vários estados brasileiros o que promete a Lei 11.664/2008, de 29 de abril de 2009, que garante o acesso à mamografia por mulheres acima de 40 anos. “O que buscamos em 2010 é alertar mais uma vez para a importância do cumprimento desta lei referente ao direito das mulheres com diagnóstico positivo da doença. Para estas, o governo deve garantir um tratamento ágil e qualificado, pois o câncer de mama evolui rapidamente”, defende a Dra. Maira, reforçando que, se diagnosticado e tratado no estágio inicial, o câncer de mama tem cura.

Com o apoio da American Cancer Society, a FEMAMA pretende mais uma vez conscientizar diferentes níveis da sociedade: os gestores de governo em âmbitos nacional, regional e municipal; os empresários, que precisam apoiar a causa como forma de aumentar a produtividade de seus funcionários e investir em programas de responsabilidade social voltados à saúde da população; e as mulheres brasileiras, que devem ter consciência de que também são responsáveis pelo investimento na sua saúde, por meio do autocuidado, das visitas de rotina ao médico, da realização de exames clínicos e de imagem.

Para assistir o vídeo da campanha, clique aqui.


Carolina Herrera

Este ano o Outubro Rosa contará com a Sra. Carolina Herrera, estilista venezuelana, como madrinha do evento. O convite aconteceu por meio da Iniciativa Ser, campanha de conscientização do diagnóstico do câncer de mama em toda a América Latina, parceira da FEMAMA no evento. Carolina Herrera já promove a conscientização internacionalmente.

A estilista estará no Cristo Redentor para a cerimônia de iluminação do monumento, ao lado da Dra. Maira Caleffi, presidente voluntária da FEMAMA e da Sra. Andréa Natal, gerente-geral do Copacabana Palace, considerada uma vitoriosa por sua luta no combate ao câncer de mama.

Sobre o Outubro Rosa

O Outubro Rosa foi concebido em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia (EUA). O movimento se caracteriza por colorir de rosa – cor símbolo da luta contra o câncer de mama, ambientes de acesso público. Tradicionalmente, o Outubro Rosa tem sido marcado pela iluminação de prédios e monumentos em cor-de-rosa; pela pintura de muros, calçadas e bancos de praças; pela mudança de cor dos ambientes de sites de empresas e organizações em geral; e por ações de diversas naturezas que objetivam chamar atenção para a causa. Mundialmente, a campanha já iluminou a Torre de Pisa, na Itália; o Arco do Triunfo, em Paris e entre inúmeros outros prédios e monumentos, em 2008, a Casa Branca, em Washington, e em 2009, as Pirâmides do Egito, eventos que contaram com a participação da presidente da FEMAMA, Dra. Maira Caleffi.

Em 2008 e 2009, o Brasil aderiu fortemente à campanha e foram iluminados o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; a Pinacoteca, em São Paulo; a Ópera de Arame, no Paraná; o memorial Juscelino Kubitschek, em Brasília; o Palácio Piratini, o Museu Iberê Camargo e a chaminé da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Várias atividades de divulgação da causa foram realizadas com a participação de voluntárias das Associadas FEMAMA, que prestaram orientações e distribuíram materiais impressos sobre os cuidados com a saúde da mama.


Sobre a FEMAMA

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, FEMAMA, é uma associação civil, sem fins econômicos, que busca reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama no Brasil. Está presente na maioria dos estados brasileiros por meio de ONGs associadas, atuando na articulação de uma agenda nacional única para influenciar a formulação de políticas públicas de atenção à saúde da mama.

  • Carolina Herrera_Out Rosa - foto globo.com

 


Compartilhe:

Mais notícias