Associadas | Câncer de mama
- - -
Home > Notícias > Presidente da FEMAMA se reúne com autoridades para discutir sobre o Dia Mundial do Câncer

 

Presidente da FEMAMA se reúne com autoridades para discutir sobre o Dia Mundial do Câncer

 

04/02/2011
Com a presença do Ministro da Saúde, encontro também abordará os preparativos para a conferência de cúpula da Organização Mundial da Saúde

Em 4 de fevereiro celebra-se o Dia Mundial do Câncer, instituído em 2005 pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC) com apoio do Inca (Instituto Nacional de Câncer). A data tem como objetivo chamar a atenção das nações, lideranças governamentais, gestores de saúde e da população para o aumento dos casos de câncer no mundo. Em homenagem à data e também para discutir os preparativos para a Conferência de cúpula da Organização das Nações Unidas/ONU, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) agendou para esta tarde, 4 de fevereiro, uma reunião que contará com a participação do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a presença da Dra. Maira Caleffi, presidente da FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama.

A Conferência, que acontecerá nos dias 19 e 20 de setembro, abordará as Doenças Não Transmissíveis (cardiovasculares, diabetes, respiratórias) e o câncer. Será a terceira vez que o tema saúde terá destaque na Assembleia Geral da ONU, a última foi na década de 80 para discutir a Aids. ?O evento será uma excelente oportunidade para que o câncer seja incluído como prioridade na agenda do desenvolvimento global?, afirma Dra. Maira Caleffi. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, em 2030, haverá 26 milhões de casos novos e 17 milhões de mortes por câncer, a maioria deles nos países em desenvolvimento. Somente no Brasil, são esperados para 2011 quase 500 mil novos casos.

Nos Estados Unidos a data será lembrada com a iluminação de laranja e azul (cores que simbolizam a data) do maior edifício de Nova York, o Empire State Building, promovida pela ONG American Cancer Society.

Sobre a FEMAMA

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, FEMAMA, é uma associação civil, sem fins econômicos, que busca reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama no Brasil. Está presente na maioria dos estados brasileiros por meio de ONGs associadas, atuando na articulação de uma agenda nacional única para influenciar a formulação de políticas públicas de atenção à saúde da mama.

Informações para a Imprensa:

Press à Porter Gestão de Imagem
Telefone: (11) 3813-1344 ramais 28 e 32
Carolina Fogaça (carolina@pressaporter.com.br)
Juliana Domingues (juliana.domingues@pressaporter.com.br

Compartilhe:

Mais notícias