Associadas | Câncer de mama
- - -
Home > Notícias > Amazonas realiza primeira Caminhada das Vitoriosas

 

Amazonas realiza primeira Caminhada das Vitoriosas

 

Caminhada das Vitoriosas em Manaus

Caminhada das Vitoriosas em Manaus

12/05/2010
A 1ª Caminhada das Mulheres Vitoriosas do Amazonas, promovida pelo Centro de Integração Amigas da Mama (CIAM), em parceira com o Fórum Permanente das Mulheres de Manaus, reuniu, no dia 7 de maio, na Avenida Eduardo Ribeiro, mulheres que sobreviveram à doença, familiares e representantes da política, como a deputada federal Vanessa Grazziotin e a deputada estadual Conceição Sampaio.

O objetivo, além de conscientizar a população sobre o câncer de mama, foi celebrar as vitoriosas e comemorar um ano de vigência da Lei Federal 11.664, que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a realizar anualmente o exame de mamografia gratuito em mulheres a partir dos 40 anos.

Para a presidente do CIAM, Joana Masulo, não basta apenas ter sido aprovada a lei, as mulheres devem fazer a sua parte, exigindo o direito ao exame de mamografia pelo SUS. A deputada Vanessa ressaltou a importância da prevenção através do exame, na detecção precoce do câncer de mama e aumento de chances de cura da doença. Já para a deputada Conceição, além da legislação, é preciso todo um investimento, para que os mamógrafos sejam disponibilizados no sistema público e às mulheres do interior do Estado do Amazonas. Conceição também destacou que além do exame de mamografia, já é garantido às mulheres que tiveram o câncer de mama a reconstrução mamária. "Combater o câncer de mama precisa ser compromisso de todos e todas", finaliza.
  • Caminhada das Vitoriosas em Manaus
  • Caminhada das Vitoriosas em Manaus
  • Caminhada das Vitoriosas em Manaus

 


Compartilhe:

Mais notícias