Associadas | Câncer de mama
- - -
Home > Notícias > Dieta adequada aliada ao tratamento do câncer melhora qualidade de vida

 

Dieta adequada aliada ao tratamento do câncer melhora qualidade de vida

 

Foto: Gisele Rocha/APPO

Foto: Gisele Rocha/APPO

10/04/2017

ONG associada à FEMAMA alerta sobre a importância de uma boa alimentação durante os tratamentos


Independente do tipo do câncer, o tratamento é extremamente delicado e, na maioria dos casos, os pacientes perdem nutrientes e peso devido aos efeitos dos quimioterápicos. A alimentação normal não é suficiente para suprir essa carência, principalmente devido aos efeitos colaterais como perda do paladar, mucosite, náuseas, vômitos e outros.

A Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO), ONG associada à FEMAMA em Petrópolis (RJ), oferece gratuitamente o acompanhamento nutricional em sua Casa de Apoio graças ao trabalho voluntário feito por Ângela Baptista, que toda primeira segunda-feira do mês realiza os atendimentos, tirando dúvidas e orientando os pacientes.

Durante o tratamento, o acompanhamento de um nutricionista se torna essencial, é ele quem investiga as relações entre saúde e doença através do alimento ingerido pelo paciente. “Nutrir é fornecer ao organismo os nutrientes necessários à vida. Uma dieta adequada melhora a qualidade de vida, o estado nutricional, e ajuda a diminuir os efeitos colaterais durante o tratamento de Quimioterapia e Radioterapia”, explica a nutricionista Ângela Baptista.

A dieta de uma pessoa saudável é diferente da de um paciente em tratamento, que necessita de uma atenção maior. “Uma pessoa estável deve sempre optar por uma alimentação saudável até para evitar doenças e controlar o peso corporal, podendo ter acesso a todos os tipos de alimentos. As suas necessidades nutricionais são normais. Uma pessoa em tratamento necessita de uma atenção maior devido as suas carências físicas e nutricionais causadas pela doença” conta.

“As dicas que podemos dar para os pacientes é que durante o tratamento procurem alimentos saudáveis ou que comam o que mais lhe apetecem, utilizem as frutas, fontes de vitaminas e minerais, bebam bastante água durante a quimioterapia, utilizem legumes, verduras e carnes para controle de peso e procurem dentro do possível um nutricionista para uma melhor orientação”, finaliza. 


Compartilhe:

Notícias relacionadas