Passo a Passo Pacientes – Consulta nº 13/2017 – Pertuzumabe

 Formulário Experiência ou Opinião

 

A CONITEC recomendou inicialmente a não inclusão no SUS do pertuzumabe associado ao trastuzumabe e docetaxel no tratamento do câncer de mama HER-2 positivo metastático em primeira linha de tratamento. O relatório técnico completo de recomendação da CONITEC está disponível clicando aqui.

A FEMAMA defende a inclusão do medicamento trastuzumabe na rede pública de saúde para câncer de mama metastático como medida mínima e fundamental, de grande impacto para as pacientes. Além disso, defende também a inclusão da associação trastuzumabe e pertuzumabe, visto que essa é a tecnologia mais avançada disponível, capaz de ampliar os efeitos positivos sobre as pacientes e evitar o problema do acesso desigual aos tratamentos e da judicialização da saúde. O parecer técnico da FEMAMA está disponível clicando aqui.

Para enviar suas contribuições, siga os passos abaixo:

 

  • Passo 1: Acesse o formulário da consulta pública nesse link:

http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=31138

Você verá essa tela.

 

 

  • Passo 2: Identificação do Participante

É possível participar contribuindo como pessoa física ou pessoa jurídica (empresas). No item 1, você deve informar o tipo de pessoa, se física ou jurídica. Ao selecionar física, abrirão novos subitens para responder: CPF, nome, sexo, idade, autodeclaração de Cor ou Etnia e deseja contribuir como? Ao selecionar jurídica, abrirão os seguintes subitens: CNPJ, razão social, nome e classificação da pessoa jurídica. No item 2, ao selecionar o Estado de seu domicilio, abrirá um novo subitem, para indicar a cidade de seu domicílio.

 

  • Passo 3: Contribuição

No item 6, você deve manifestar sua concordância (ou não) sobre o parecer da CONITEC de não incorporar no SUS o Pertuzumabe para o tratamento do câncer de mama HER2-positivo metastático em primeira linha de tratamento associado ao trastuzumabe e docetaxel. Você deve selecionar a opção desejada entre: Concordo totalmente com a recomendação preliminar, Concordo parcialmente da recomendação preliminar, Discordo parcialmente da recomendação preliminar e Discordo totalmente da recomendação preliminar.

Indicamos a escolha da opção “Discordo totalmente da recomendação preliminar”. Isso porque a recomendação da CONITEC é de não inclusão do tratamento no SUS. A FEMAMA defende a inclusão da associação trastuzumabe e pertuzumabe utilizados em conjunto com a quimioterapia padrão do SUS, visto que essa é a tecnologia mais avançada disponível, capaz de promover o controle da doença por mais tempo, evitar o problema do acesso desigual aos tratamentos e da crescente judicialização da saúde.

 

Após selecionar, você deve seguir para o item 7, quando deverá comentar seu entendimento sobre o parecer da CONITEC de não incorporar o Pertuzumabe para o tratamento do câncer de mama HER2-positivo metastático para pacientes do SUS.

No item 8, você deverá responder se já teve a experiência no tratamento de câncer de mama com indicação de uso do medicamento Pertuzumabe associado ao ao trastuzumabe e docetaxel. Você deve informar se a experiência vivenciada foi na qualidade de paciente, cuidador responsável ou como profissional de saúde. Após assinalar uma das opções, você deve relatar qual medicamento usou e os efeitos positivos e negativos decorrentes do uso da medicação.

No item 9, a CONITEC deseja saber se você já teve outra experiência com medicamentos diversos para o tratamento do câncer de mama e quais os efeitos observados. Você deverá assinalar sua experiência com outros medicamentos, seja na qualidade de paciente, cuidador responsável ou como profissional de saúde. Assinalando uma destas alternativas, será necessário informar qual o nome do medicamento você já teve experiência e quais foram os efeitos positivos e negativos observados.

 

Após preencher estes 9 itens, você deverá clicar em GRAVAR ao final da página para submeter suas contribuições para a CONITEC.

 

Pronto! Agora você participou com sucesso da Consulta Pública nº 13/2017.