O que dizem as secretarias de saúde?

FEMAMA questiona Secretarias de Saúde sobre disponibilização de trastuzumabe no SUS

06/01/2018 – Para marcar o Dia Mundial do Câncer, celebrado em 4 de fevereiro, a FEMAMA propôs uma ação para mapear o acesso de mulheres com câncer de mama metastático via Sistema Único de Saúde, ao trastuzumabe A incorporação do medicamento para essas pacientes na rede pública foi aprovada ano passado pelo Ministério da Saúde e, desta forma, o composto deveria estar disponível desde o dia 29 de janeiro.

A ação aconteceu por meio das ONGs associadas à FEMAMA em diversos estados, que entregaram um ofício às Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde, no dia 5 de fevereiro. No documento, há três questões principais: Já houve alguma orientação do Ministério da Saúde sobre a forma de distribuição do trastuzumabe em seu município/estado? O medicamento já está sendo disponibilizado para pacientes com câncer de mama metastático? Se não, há alguma previsão para a distribuição?

“Nosso objetivo é conhecer a realidade dos estados e municípios brasileiros – ou seja, obter transparência em relação à distribuição, ao fornecimento do trastuzumabe e verificar se o direito das pacientes está sendo cumprido, uma vez que sua disponibilização no SUS é obrigatória para as mulheres que enfrentam o estágio metastático da doença, a partir do final de janeiro”, afirma a mastologista Dra. Maira Caleffi, presidente da FEMAMA.

 

VEJA ONDE A AÇÃO ACONTECEU:

AL Secretaria Municipal de Saúde de Maceió Ofício entregue pelo Grupo de Mama Renascer (GRUMARE) Aguardando ofício de resposta.
CE Secretaria Municipal de Saúde de Igatu Ofício entregue pela Associação de Mulheres Iguatuenses (AMI) Aguardando ofício de resposta.
DF Secretaria de Estado de Saúde do DF Ofício entregue pela Recomeçar – Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília Aguardando ofício de resposta.
ES  Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro do Itapemirim Ofício entregue pelo Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro de Itapemirim (GAPCCI) Aguardando ofício de resposta.
PA Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará  Ofício entregue pela Associação Amigas do Peito Pará (AAPP) Aguardando ofício de resposta.
PI Secretaria Municipal de Saúde de São João do Piauí Ofício entregue pela Associação em Educação e Saúde da Mama Jesuína Estrela (AMAJES) Aguardando ofício de resposta.
PR Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel Ofício entregue pela Associação Cascavel Rosa Aguardando ofício de resposta.
PR Secretaria Municipal de Saúde de Francisco Beltrão Ofício entregue pelo Grupo Beltronense de Prevenção ao Câncer (Mão Amiga) Aguardando ofício de resposta.
RS Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul Ofício entregue pelo Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA) Aguardando ofício de resposta.
RS Secretaria Municipal de Saúde de Imbé Ofício entregue pela Associação Beneficente Amigas da Mama do Litoral (ABAMI) Aguardando ofício de resposta.
SC Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul Ofício entregue pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul (RFCC Jaraguá do Sul) Até 14/02/18, não havia distribuição.

Leia ofício de resposta na íntegra

SC Secretaria Municipal de Saúde de Maravilha Ofício entregue pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Maravilha (RFCC Maravilha) Aguardando ofício de resposta.
SE Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju Ofício entregue pela Associação Amigos da Oncologia (AMO) Aguardando ofício de resposta.
SP Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Ofício entregue pela Associação Limeirense de Cuidado e Carinho (ALICC) Em 05/06/2018,  a distribuição já estava ocorrendo.

Leia o ofício de resposta na íntegra.