Sobre

#PacientesNoControle é uma campanha criada em março de 2017 pela da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – FEMAMA para conscientizar a sociedade sobre a importância do acesso de pacientes com câncer de mama metastático HER 2+ aos tratamentos mais adequados para controlar a doença.

Meses antes do lançamento da campanha, a CONITEC avaliava pedidos de inclusão no SUS de uma terapia combinada, composta pelos medicamentos trastuzumabe e pertuzumabe. Frente aos pedidos de incorporação, a CONITEC abriu duas consultas públicas distintas. Uma, com parecer favorável à inclusão, referente apenas ao medicamento trastuzumabe, revendo uma postura anterior do órgão, uma vez que essa incorporação já foi negada para pacientes com câncer de mama metastática no passado; e outra, com parecer desfavorável, referente à inclusão da terapia combinada.

Pacientes, familiares, amigos, cuidadores, profissionais de saúde, integrantes de ONGs, entre outras pessoas que convivem com o câncer de mama tiveram a oportunidade de expressar a sua opinião nas duas Consultas Públicas abertas pelo Ministério da SaúdeInformações e formas de contribuir com um novo futuro para essas pacientes foram disponibilizadas pela campanha e seguem ativas para consulta.

Meses após a mobilização, o Ministério da Saúde brasileiro anunciou sua decisão referente a cada um dos tratamentos. Em agosto, divulgou a recomendação de inclusão no SUS do medicamento trastuzumabe e em dezembro a recomendação de inclusão do medicamento pertuzumabe. O trastuzumabe deve estar disponível no SUS até fevereiro e o pertuzumabe até junho de 2018.

O tema #PacientesNoControle evoluiu para a campanha de Outubro Rosa 2017 da FEMAMA, que tratou de empoderamento de pacientes.