A FEMAMA participou de duas Audiências Públicas no Senado Federal nos dias 10 e 11/05/2011. Na primeira audiência, cujo tema foi a Problemática do Câncer de Mama no Brasil, a FEMAMA expressou seu interesse em acompanhar a implementação das medidas anunciadas pelo Programa Nacional de Controle do Câncer de Colo de Útero e de Mama, no qual serão desenvolvidas várias ações pelo Governo Federal, totalizando um investimento inicial de R$ 1,25 bilhão, até 2014. Nesta audiência, presidida pelo Senador Paulo Paim, a Femama também expressou sua apreensão com cumprimento dos prazos, estipulados pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para verificar a utilização adequada dos mamógrafos existentes no país para tornar o seu funcionamento e distribuição mais eficientes.

Na segunda audiência, cujo o tema foi Os Direitos dos Portadores de Câncer, a Femama destacou a importância e necessidade de um maior controle social sobre as metas, os indicadores, o cronograma, os custos e os recursos envolvidos nas iniciativas propostas pelo Programa Nacional de Controle do Câncer de Colo de Útero e de Mama. Nesta ocasião a Senadora Ana Amélia Lemos, ressaltou que considera este tipo de debate importante para que todos os pacientes possam tomar amplo conhecimento dos seus direitos.

Ambas audiências contaram com a presença de diversos representantes da sociedade civil organizada, Dra. Maira Caleffi, Presidente da Femama, Dra. Virginia Marta Magrini, Diretora da Femama, Sra. Maria Thereza Simões Falcão, Presidente da Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer, Sra. Luciana Holtz de Camargo Barros, Presidente do Instituto Oncoguia, Sra. Rosa Rutta, Superintendente do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul; de órgãos públicos como a Dra. Maria Inez Pordeus Gadelha, Coordenadora-Geral de Média e de Alta Complexidade do Departamento de Atenção Especializada da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde; a Sra. Martha Regina de Oliveira, Gerente-Geral de Regulação Assistencial da Agência Nacional de Saúde Suplementar; a Dra. Rosamelia Queiroz da Cunha, Chefe de Gabinete da Direção Geral do Instituto Nacional do Câncer; o Dr. Ronaldo Correa Ferreira da Silva, representante do INCA; o Dr. Eduardo Petrov, Diretor Jurídico do Hospital de Câncer de Barretos; Dra. Antonieta Barbosa, Advogada e Autora do livro Câncer ? Direito e Cidadania.


As audiências públicas foram transmitidas ao vivo na pela TV Senado e estão disponíveis no site: http://www.senado.gov.br/noticias/tv/