06.08.2019

FEMAMA, ABRALE e ACT Promoção promovem atividade na 16ª Conferência Nacional de Saúde

A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE), a ACT – Promoção da Saúde e a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) promovem, no dia 06/08, a “Atividade Autogestionada - Promoção da saúde e o diagnóstico precoce do câncer”, que será realizada durante a 16ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília (DF). As inscrições são gratuitas. Confira abaixo programação.

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), entre elas o câncer, são responsáveis por 68% das mortes no mundo e 74% das mortes no Brasil. O câncer tende a ser a principal causa de morte nas próximas décadas. Para reduzir o número de novos casos e de mortes é fundamental lidar com seus principais fatores de risco: tabagismo, consumo abusivo de álcool, alimentação não saudável e sedentarismo.

Para que o problema seja enfrentado de maneira eficiente, reduzindo os custos e garantindo a eficácia no tratamento, são necessárias melhorias nos processos e investimentos em todas as áreas da atenção oncológica. Quando o câncer é detectado precocemente, as chances de cura são muito maiores.

Entretanto, o diagnóstico tardio foi identificado como uma das principais barreiras enfrentadas pelos pacientes no acesso ao tratamento. Tanto pela falta de centros especializados, quanto pelas longas esperas para consultas com médicos especialistas ou pela demora na realização de exames.

Diagnosticar precocemente significa chegar ao diagnóstico do câncer no seu estágio pré-sintomático, ou seja, antes que a pessoa manifeste algum sintoma relacionado com a doença ou apresente alguma alteração no exame físico. Além disso, a precisão no procedimento de diagnóstico, por meio de testes específicos, traz melhores resultados e pode reduzir os investimentos necessários para o tratamento de doenças como o câncer.

 

  • 16ª CNS