A FEMAMA está presente no Congresso Mundial do Câncer (World Cancer Congress - WCC), realizado pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC) em Kuala Lumpur, na Malásia, entre os dias 1º e 4 de outubro. A presidente voluntária da FEMAMA, Dra. Maira Caleffi, está representando a instituição.

Diversas ações desenvolvidas pela FEMAMA no Brasil foram selecionadas e estão sendo apresentadas na programação oficial do Congresso em formato de pôsteres. São elas:

  • Diagnóstico e tratamento do câncer: necessidade de registro compulsório
  • Inclusão de tratamentos para câncer de mama metastático no SUS: ações estratégicas
  • Projeto Audiências Públicas – Acesso a tratamentos de câncer de mama metastático: o que mudou em um ano?
  • Dia Mundial do Câncer: Uma oportunidade de aumentar a conscientização e advocacy
  • Projeto Piloto Embaixadoras: mulheres em defesa da saúde da mama
  • Lideranças femininas contra o câncer

 

Sobre a FEMAMA

Fundada em 2006, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) é uma associação civil sem fins econômicos que busca reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama no Brasil lutando por políticas públicas que garantam maior acesso e qualidade no diagnóstico e tratamento da doença. A entidade é composta por 74 ONGs associadas em 18 estados brasileiros e Distrito Federal e está presente em todas as regiões do País, representando um milhão de cidadãos. Membro do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e integrante de coalisões nacionais e internacionais, a FEMAMA ainda foi a instituição responsável por trazer o Outubro Rosa ao Brasil de forma organizada, em 2008.

 

Sobre o Congresso Mundial do Câncer

O Congresso Mundial do Câncer ocorre acontece a cada dois anos em um país diferente e é organizado pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC). O evento responde aos desafios atuais do cuidado oncológico. É uma oportunidade importante para profissionais de saúde se manterem atualizados sobre as principais tendências e boas práticas globais relativas ao câncer e para organizações se prepararem para lidar com os novos cenários propostos pela doença.