14.06.2019

FEMAMA é escolhida para compor Câmara de Saúde Suplementar da ANS

A Dra. Maira Caleffi, presidente voluntária da FEMAMA, vai representar a instituição na Câmara de Saúde Suplementar (CAMSS) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que regula e fiscaliza operadoras e planos de saúde no Brasil. Após manifestar interesse, a FEMAMA foi sorteada para a suplência do órgão.

A CAMSS é um órgão de participação institucionalizada da sociedade na ANS, de caráter permanente e consultivo, que tem por finalidade auxiliar a Diretoria Colegiada nas suas discussões. Compete à Câmara de Saúde Suplementar:

• Acompanhar a elaboração de políticas no âmbito da saúde suplementar;

• Discutir, analisar e sugerir medidas que possam melhorar as relações entre os diversos segmentos que compõem o setor;

• Colaborar para as discussões e para os resultados das câmaras técnicas;

• Auxiliar a Diretoria Colegiada a aperfeiçoar o mercado de saúde suplementar, proporcionando à ANS condições de exercer, com maior eficiência, sua função de regular as atividades que garantam a assistência suplementar à saúde no país; e

• Indicar representantes para compor grupos técnicos temáticos, sugeridos pela Diretoria Colegiada.

Mais informações sobre a atuação e a composição da CAMSS estão disponíveis no site da ANS.

O processo de escolha

Em janeiro de 2019, a ANS solicitou ao Ministério da Saúde que indicasse as entidades do segmento de patologias especiais para comporem a CAMSS no Biênio 2019-2020. Em resposta, o órgão recebeu do Conselho Nacional de Saúde (CNS) uma lista de entidades e movimentos do segmento de patologias especiais. Foi definido então que a ANS consultaria as entidades quanto ao interesse em comporem a CAMSS e, então, realizaria um sorteio dentre as interessadas.

  • Logo: ANS/Reprodução