05.07.2018

FEMAMA realiza encontro para falar sobre câncer hereditário de mama e ovário

Em 24 de julho, a partir das 9h30, a FEMAMA promove, em Porto Alegre (RS), um encontro de mulheres que detectaram alterações nos genes BRCA1 e BRCA2, associados ao aparecimento de câncer de mama e ovário. O evento contará com a palestra "A História Natural do Câncer Hereditário", ministrada pelo oncologista Dr. Rodrigo Guindalini, e é indicada para mulheres que identificaram a presença de mutação nestes genes, sendo pacientes de câncer de mama, de ovário, ou mesmo sem a manifestação de tumores.

A palestra vai abordar o contexto do câncer hereditário associado aos genes BRCA1 e BRCA2, que são responsáveis pela incidência de 5 a 10% dos casos de câncer de mama e uma em cada cinco mulheres com câncer de ovário apresenta uma mutação hereditária, sendo o BRCA a mutação mais comum. A alteração nos genes pode ser comprovada através de exames genéticos em pessoas elegíveis para o teste, com pelo menos um dos seguintes específicos: câncer de mama câncer diagnosticado antes dos 50 anos; mais de um câncer de mama diagnosticado; mutação genética BRCA1/BRCA2 na família; histórico de câncer de mama em parentes de primeira, segunda ou terceira geração; ancestralidade judaica ashkenazi; entre outros. Todas as pacientes com câncer de ovário são elegíveis para o teste genético.

A confirmação sobre a presença de mutação genética permite a adoção de medidas preventivas à manifestação do câncer, que devem ser discutidas com o médico, como a quimioprevenção ou a retirada cirúrgica das mamas e ovários. Conhecer a mutação dá a oportunidade a outros membros da família que podem carregar a mesma alteração analisar a necessidade de adotarem medidas profiláticas.

O encontro é uma iniciativa da FEMAMA em parceria com o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA) e do Hospital Moinhos de Vento. As inscrições são gratuitas através do site www.iepmoinhos.com.br/eventos, mediante cadastro.

A História Natural do Câncer Hereditário
- Data e Hora: 24 de julho, às 9h30
- Local: Hospital Moinhos de Vento | R. Tiradentes, 333 - Térro - Sala 2 | Bairro Independência | Porto Alegre (RS)
- Inscrições: Gratuitas no site www.iepmoinhos.com.br/eventos
- Programação:
09h30 - Abertura - Dra. Maira Caleffi, Médica Mastologista do HMV e Presidente Voluntária FEMAMA
09h40 - A mutação BRCA nos cânceres de mama e ovário: história natural, diagnóstico e tratamento - Dr. Rodrigo Guindalini, Médico Oncologista
- Realização: FEMAMA
- Apoio: Hospital Moinhos de Vento e IMAMA.

  • Foto: Freepik