22.03.2019

FEMAMA será mentora de ONG peruana em nova campanha internacional da UICC

A União Internacional de Controle do Câncer (UICC) selecionou a FEMAMA para ser a mentora da ONG peruana Esperantra, numa ação que faz parte da nova campanha global da UICC, Tratamento Para Todos, que foi lançada no Brasil ano passado, durante evento organizado pela FEMAMA. Os esforços coletivos contribuirão para priorizar o controle do câncer no Peru e o desenvolvimento de políticas nacionais eficazes para garantir melhores resultados para os pacientes.

A FEMAMA vai apoiar a instituição escolhida no que for necessário para que a ONG Esperantra prepare, desenvolva e lance uma campanha nacional de Tratamento para Todos no Dia Mundial do Câncer 2020, com base em materiais e ferramentas disponibilizadas pela UICC. O suporte da FEMAMA pode ser desde orientação e facilitação de novos contatos a reuniões e consultoria de gerenciamento de projetos em prol do controle do câncer no Peru.

 “Nós da rede FEMAMA, com uma história de advocacy no Brasil de mais de 12 anos, sentimo-nos honrados com o reconhecimento da UICC em ser mentora de um projeto global que tem como objetivo promover acesso ágil e adequado para os pacientes de câncer”, relata a Dra. Maira Caleffi, presidente voluntária da FEMAMA.

Karla Ruiz de Castilla, diretora da Esperantra, expressou seu entusiasmo por fazer parte de um programa internacional comprometido em reduzir a mortalidade prematura por câncer em 25% até 2025. “Estamos muito orgulhosos de representar o Peru nesta campanha global da UICC. Temos a responsabilidade e o compromisso de apoiar todas as iniciativas que visam reduzir a mortalidade prematura por câncer. Continuaremos trabalhando em colaboração com o governo para lidar com as desigualdades em seus respectivos contextos e países. Estamos honrados em receber a mensagem da Dra. Mayra Caleffi, que tem uma carreira tão reconhecida”.

Tanto a ONG Esperantra quanto a FEMAMA se inscreveram como Country Champion e Mentora, respectivamente, após lançamento do programa Tratamento Para Todos, no Congresso Mundial do Câncer, realizado em Kuala Lumpur, em outubro de 2018. O resultado da seleção foi anunciado em 4 de fevereiro deste ano, durante as ações da campanha global do Dia Mundial do Câncer.

Tratamento Para Todos

O projeto Tratamento para Todos é uma iniciativa de advocacy desenhada pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC) que convoca toda a comunidade global a contribuir com a causa. São quatro os pilares de atuação: melhoria na qualidade dos dados do câncer para uso em saúde pública; aumento do número de pessoas com acesso à detecção precoce e diagnóstico; fornecimento de tratamento oportuno e de qualidade para todos os níveis da patologia; e serviço básico de apoio e cuidados paliativos.

  • Fonte: UICC