O REFASAL (Reunión para Fortalecer el Acceso a la Salud en América Latina), grupo de trabalho latino-americano que a FEMAMA fez parte, lançou, no primeiro trimestre deste ano, o documento “As associações de pacientes como promotoras de cuidados focados nas pessoas na América Latina”. A publicação informativa e colaborativa é baseada em informações coletadas por meio de entrevistas com líderes de 18 associações de pacientes da América Central e do Sul que participam do REFASAL.

A intenção do documento é que seja uma ferramenta útil e de vital importância para as partes interessadas que buscam entender o papel atual e potencial e o impacto das associações de pacientes no progresso em direção ao cuidado centrado no paciente, e também para apresentar algumas das melhores práticas que podem servir de exemplo. Saiba mais sobre o documento aqui: https://bit.ly/2l1Hatb (em inglês). Para lê-lo em português, clique no link abaixo.

O REFASAL
O grupo de trabalho teve início em novembro de 2016 com o objetivo de promover o papel das associações de pacientes no avanço da saúde voltada aos pacientes e à comunidade na América Latina. O encontro reuniu várias das principais associações de pacientes na América Latina que trabalham para melhorar de forma sustentável o acesso e os resultados de saúde para seus pacientes por meio de esforços inovadores de defesa voltados para esse setor.
 

LEIA O DOCUMENTO EM PORTUGUÊS

READ THE DOCUMENTO IN ENGLISH

LEER EL DOCUMENTO EM ESPAÑOL