A Femama, com o apoio da Roche, realizou no dia 10 de maio de 2011, em Brasília, o I Encontro de Redes Regionais Femama no Controle do Câncer de Mama. O evento precedeu a IV Conferência Nacional de Primeiras Damas. O propósito do Encontro foi reunir as associadas Femama e colocá-las no controle de políticas públicas sobre o câncer de mama. Para tanto, se dividiu o País em quatro grandes unidades territoriais (Norte/Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul). Na extensa área formada pelas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil (10 Estados e o Distrito Federal), observa-se um número menor de instituições para atuação, demandando um acompanhamento mais diligente da realidade das políticas públicas de atenção à saúde da mama. Através dessa divisão, a cada encontro, as associadas Femama situadas em cada Rede Regional, serão capacitadas para promover o planejamento e organização de prioridades locais para ações efetivas de acompanhamento de políticas públicas para diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Como continuidade das orientações que já vêm sendo prestadas, a Femama também buscou estimular a participação de suas associadas nos Conselhos e Conferências de Saúde (Municipais e Estaduais), a fim de obter um quadro da atenção à saúde da mama, baseado nas conjunturas regionais. Além deste, outros encaminhamentos foram tomados, tais como:

1) Formar uma Rede Regional efetiva, mantendo contato constante com as associadas dos Estados vizinhos e prospectando novas filiações para a Femama;
2) Preparação para o Lobby Day Nacional;
3) Proposta de realização de Lobby Day no seu Estado e/ou município;
4) Inscrições para o Global Network Membership, da União Internacional de Controle do Câncer (UICC);
5) Encontrar a primeira-dama do Estado ou município na IV Conferência Nacional de Primeiras Damas.

O I Encontro de Redes Regionais Femama no Controle do Câncer de Mama contou com a participação de 31 representantes das associadas e foi apresentado pelo Coordenador de Advocacy da Femama, Roger Machado.

A Femama agradece a participação e a colaboração de todas as associadas!