Na última quinta-feira, 27 de setembro, a Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR), ONG associada à FEMAMA em Mossoró (RN), reforçou a importância do ‘Diagnóstico precoce do câncer de mama’, durante uma palestra ministrada pelo mastologista e cirurgião geral Alysson Lustosa. O evento acontecerá no auditório da II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP).

A programação contou ainda com abordagem sobre a ‘Lei 12.732/12 – Lei dos 60 dias’, com a enfermeira da AAPCMR, Keylla Duarte. A ação foi voltada aos servidores da Saúde de Mossoró e região, sobretudo, aqueles que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF), mobilizados por meio da II URSAP e da Secretaria de Saúde de Mossoró.

Durante a manhã, os mesmos temas foram abordados em uma palestra realizada no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) de Pau dos Ferros, onde a AAPCMR possui um Núcleo.

Essas ações são a continuidade de um trabalho de conscientização realizado pela Associação ao longo do ano e representam também a preparação para o Outubro Rosa, campanha que acontece internacionalmente e que ressalta a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), estima o surgimento de 59.700 casos de câncer de mama.