No último dia 07, o Plenário aprovou, simbolicamente, o Projeto de Lei 2784/08, da Deputada Federal Rebecca Garcia (PP-AM), que prevê a realização de reconstrução da mama pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no mesmo tempo cirúrgico da mastectomia, quando houver condições técnicas.

De acordo com nota publicada pela Agência Câmara de Notícias, o projeto tramita vinculado ao Projeto de Lei 2740/00, do Senado, que institui a obrigatoriedade de prestação de atendimento cirúrgico-plástico a portadores de defeitos físicos causadores de sofrimento moral relevante. Devido à mudança acrescentada pela Câmara, a matéria retorna ao Senado.

Vale recordar que, de 05 a 09 de março, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica realizou um grande Mutirão Nacional, justamente, para a reconstrução mamária pós-câncer de mama. A ação contou com o apoio da FEMAMA e teve como meta atender a cerca de 500 pacientes, numa abrangência de 19 estados brasileiros. Para tanto, teve a adesão voluntária de 1,5 mil cirurgiões plásticos e a colaboração das secretarias de Saúde dos Estados e do Ministério da Saúde.