27.05.2015

VI Conferência Nacional de Primeiras-Damas: iniciativas de primeiras-damas pelo Brasil

Para combater o câncer de mama é preciso buscar soluções criativas e efetivas. A primeira-dama do Rio Grande do Sul, Maria Helena Sartoni, trouxe a sua experiência no estado e na cidade de Caxias do Sul, onde também foi primeira-dama. Dr. Luiz Ayrton fala do projeto da ONG Maria Carvalho Santos, Damas pela Saúde das Mamas, realizado no Piauí.

No período de 2007 a 2012, Maria Helena desenvolveu o Programa Vigimama a fim de manter as mulheres de Caxias do Sul atentas ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Na época, eram feitas 15 mil mamografias, mas cerca de 3 mil mulheres examinadas não retornavam com seus exames ao médico. Para estimulá-las, foi criado um colar simbólico que seria presenteado àquelas que mantivessem os exames em dia.

A primeira-dama buscou financiamento privado para o programa, repassado à Liga Feminina de Combate ao Câncer. Maria Helena aproveitou a tradição local e envolveu na divulgação as rainhas e princesas da Festa da Uva, evento anual que coloca o principal produto da região em evidência. As ações promovidas pela primeira-dama deram resultado, antes os índices de incidência da doença na cidade eram de 3,5 e atualmente diminuíram para 2,6.

Como primeira-dama do Rio Grande do Sul, Maria Helena considera um desafio levar a mamografia para todas as cidades do estado. "Conversamos com a Dra. Maira para fazer com que o [Programa] Mamóvel voltassem a funcionar nos munícipios onde não há mamógrafo", comentou.

A ONG Maria Carvalho Santos em parceria com a Associação Piauiense de Primeiras-Damas executa o projeto Damas pela Saúde da Mama, que começa pela informação e capacitação das primeiras-damas e, posteriormente, se compromete em buscar as mulheres nas cidades do interior e levá-las a Teresina para que o tratamento possa ser realizado.

Leia mais sobre o evento:
Depoimento: Vera Maria Fedrigo Giacomello - Bento Gonçalves - RS

VI Conferência Nacional de Primeiras-Damas: debates sobre câncer de mama

VI Conferência Nacional de Primeiras-Damas: debates sobre câncer de colo de útero

VI Conferência Nacional: Primeiras-Damas podem mobilizar a sociedade

  • Maria Helena Sartori|Foto: Anderson Ueslei