Associadas | Câncer de mama
- - -
Home > Notícias > Mais de 80% dos médicos não sabem interpretar resultado de mamografia e diabetes

 

Mais de 80% dos médicos não sabem interpretar resultado de mamografia e diabetes

 

Foto: Minuto Saudável

Foto: Minuto Saudável

23/02/2018

Mais de 60% dos recém-formados em Medicina foram aprovados no exame do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) pela primeira vez em dez anos. E, apesar de aparentemente, ser um resultado louvável, mostrou que é preocupante.

Um levantamento feito pelo próprio CRM afirmou que 88% dos recém-formados não souberam interpretar um resultado de mamografia; e que 78% erraram o diagnóstico de diabetes.

Além disso, 60% demonstraram pouco conhecimento sobre doenças parasitárias e 40% não souberam fazer nem a suspeita de um caso de apendicite aguda. A prova é considerada de nível médio para fácil e os números preocuparam os coordenadores do exame.

?Se o médico não sabe fazer um diagnóstico de diabete e câncer de mama, que estão na rotina, é muito complicado. Temos discutido com as escolas de Medicina, que vão receber o resultado. Um indivíduo que não sabe dessas coisas não exerce a Medicina em países como os Estados Unidos, Canadá e Portugal. Estamos propondo um curso de reciclagem do conhecimento médico para proteger a população?, destaca Bráulio Luna Filho, primeiro secretário do Cremesp e coordenador do exame.

O levantamento mostrou que, diante esse quadro assustador, não há desempenho positivo que se faça presente. O momento exigiu reflexão por parte dos organizadores, que agora decidiram lançar uma campanha para que o exame se torne obrigatório para todo o país. Com a meta de reunir 500 mil assinaturas, a expectativa é que seja encaminhado para o Congresso Nacional.


Fonte: Diário Online, 22/02/2018


Compartilhe:

Notícias relacionadas