Associadas | Câncer de mama
- - -
Home > Notícias > FEMAMA reúne denúncias de falta de acesso a tratamento para câncer de mama metastático no SUS

 

FEMAMA reúne denúncias de falta de acesso a tratamento para câncer de mama metastático no SUS

 

Imagem: Freepik

Imagem: Freepik

12/03/2018

Para denunciar o descumprimento, pacientes devem acessar um formulário online e relatar o caso


A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) começa a reunir a partir desta segunda-feira (12), relatos de pacientes com câncer de mama metastático HER2+ cujo acesso ao trastuzumabe no Sistema Único de Saúde (SUS) está comprometido. De acordo com normativa da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS (CONITEC), orgão do Ministério da Saúde, o prazo máximo para incorporação da droga é de até 180 dias após a publicação da decisão no Diário Oficial da União, portanto, o medicamento deveria estar disponível desde 29 de janeiro.

Mulheres de todo o País relatam dificuldade na disponibilização do trastuzumabe pelo SUS: a FEMAMA visa reunir esses casos e fazer uma denúncia ao Ministério Público. Para denunciar o descumprimento basta preencher o formulário disponível aqui.

A iniciativa faz parte de um mapeamento realizado pela instituição, com o objetivo de garantir acesso ao tratamento contra o câncer de mama metastático HER2+, estágio mais grave da doença, na rede pública de saúde. O primeiro passo aconteceu em 4 de fevereiro, Dia Mundial do Câncer, no qual as ONGs que integram a Federação entregaram ofícios às Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde questionando sobre a disponibilidade do trastuzumabe.

A substância, que mudou a forma como o câncer de mama é tratado no mundo, uma vez que que aumenta a sobrevida média global das pacientes dando-lhes mais qualidade de vida, figura na Lista de Medicamentos Essenciais para combater a doença criada pela OMS e é usada para orientar governos na decisão de oferta de alternativas terapêuticas à população.
 

RESPONDA AO QUESTIONÁRIO


Compartilhe:

Notícias relacionadas