Associadas | Câncer de mama
- - -
Home > Notícias > FEMAMA ganha mais quatro ONGs associadas

 

FEMAMA ganha mais quatro ONGs associadas

 

Fonte: Freepik

Fonte: Freepik

12/07/2018

De janeiro até agora, a FEMAMA comemorou a chegada de mais quatro ONGs associadas à rede: a AAMT (Associação Amigas da Mama de Teresópolis), de Teresópolis (RJ); o GAMA (Grupo de Amparo Momento de Amar), de São Paulo (SP); a APECAN - Casa Rosa, de Maceió (AL); e as Américas Amigas, de São Paulo (SP). Com as novas associadas, a FEMAMA soma agora 74 associadas em todo o país e segue crescendo.

Sobre o GAMA (Grupo de Amparo Momento de Amar):
O GAMA é uma associação que atende a todos que a ela se dirigem. Em campanhas de Outubro Rosa, a ONG realiza stands em locais de bastante movimentação, com o objetivo de promover a conscientização do diagnóstico precoce do câncer de mama, em parceria com outras instituições. Também realiza eventos com palestras e distribuição panfletos e laços em espaços públicos e privados. A ONG esteve presente na inauguração do Centro de Atendimento a Mulheres com Câncer em Barueri.

Sobre a AAMT (Associação Amigas da Mama de Teresópolis):
A associação presta apoio e orientação a pacientes oncológicos e a qualquer tipo de doença, auxiliando no manejo e cuidado do cuidador, na promoção e prevenção em prol à saúde integral empréstimo gratuito de perucas, toucas, próteses, etc.; mediação e doação de medicamentos; doações de cestas básicas; assistência à enfermagem de cuidados paliativos; oferecimento diário de café da manhã e apoio psicológico e jurídico.

A instituição também realiza palestras em locais públicos e privados e recebeu da Câmara de Vereadores uma menção honrosa pelo trabalho de conscientização desenvolvido junto à comunidade local.

Sobre a APECAN - Casa Rosa:
A APECAN - Casa Rosa realiza trabalhos de atendimento, assessoramento e de defesa e garantias de direitos, promoção da cidadania, enfrentamento das desigualdades sociais e articulação com órgãos públicos de defesa de direitos humanos. O objetivo principal da Instituição é assegurar uma completa atenção médico-hospitalar, por meio de uma equipe multidisciplinar, oferecendo ações assistenciais gratuitas aos usuários, cuidadores e seus familiares, auxiliando no bem-estar biopsicossocial dos usuários. Em 2017, promoveram quase 700 atendimentos ginecológicos, 21 usuárias foram assistidas pela psicóloga, 6 pacientes oncológicas recebem tratamento de fisioterapia evolutiva e 496 exames citológicos foram realizados.

Na área do advocacy, seus profissionais trabalham em prol da defesa dos direitos sociais dos pacientes oncológicos, fiscalizando o seu cumprimento legal e intermediando ações junto a instituições públicas e privadas.

Sobre as Américas Amigas:
A instituição firma parcerias com grandes marcas e instituições com objetivo de utilizar a base de colaboradores e poder de influência sobre a importância da mamografia para a detecção precoce do câncer de mama. Também arrecadam fundos para capacitação e treinamento, doação de exames e doação de mamógrafos a hospitais públicos e beneficentes.

A Américas Amigas, por meio de doações e parcerias promoveu, desde 2009 até este ano, a aquisição de 20 mamógrafos, doados para hospitais filantrópicos ou centros de saúde pública de 11 estados; 2 mamógrafos para Navios da Marinha que prestam atendimento às ribeirinhas do Amazonas e Pará; 1 mamógrafo para unidade móvel para atendimento às mulheres de 54 municípios na região de Patrocínio-MG; 8 digitalizadores de imagem (CRs); 1 mesa de estereotaxia; 1 sistema de biópsia a vácuo; 1 impressora dry e Kits de biópsia a vácuo.  


Compartilhe:

Notícias relacionadas