Notícias

Atividade física para recuperar a autoestima durante tratamento

Quem está passando pelo tratamento para o câncer de mama, está também redescobrindo diversas coisas sobre o próprio corpo e, principalmente, sobre os limites que esta nova fase da vida impõe. Neste processo, é normal que a autoestima fique abalada, e que a disposição para realizar algumas atividades esteja reduzida. Há dias em que falta energia até mesmo para as tarefas cotidianas. No entanto, é justamente neste momento que a prática algum exercício pode contribuir para melhorar a qualidade de vida durante o tratamento.

Além defortalecer a musculatura, o que gera mais resistência e disposição, o principal benefício do exercício nesta fase é sua capacidade de liberar endorfina. A substância também é conhecida como hormônio do bem-estar, pois melhora o sistema nervoso, eleva a autoestima, diminui a ansiedade, reduz os sintomas que levam à depressão e auxilia no controle do apetite.

O impacto na autoestima também está na descoberta da superação. Apesar de o seu ritmo não ser o mesmo nesta fase, e você precisar respeitar isso, um exercício pode mostrar que você é capaz de ir mais longe do que imaginava. Dependendo da atividade escolhida, ela pode auxiliar, ainda, no controle do peso, na diminuição do inchaço e da retenção de líquidos causada pelo uso de corticoides na quimioterapia, o que tem impacto direto na autoestima.

Para tornar mais fácil e rica esta experiência, você pode optar por fazer atividades em grupo. Além de ajudar a manter a frequência, contar com parceiros de exercícios contribui ainda mais para a autoestima, pois se relacionar com outras pessoas vai fazer com que você se distraia da doença, tenha contato com diferentes universos e faça novas amizades.

Os exercícios não precisam ser pesados: caminhada, yoga, alongamento e dança são alguns exemplos. É importante lembrar que qualquer atividade precisa ser comunicada ao médico, para que ele possa avaliar e acompanhar a evolução dos resultados, bem como auxiliar na escolha do exercíciomais adequado.

Cuide do seu corpo, conheça seus limites e, acima de tudo, aproveite para vivenciar momentos prazerosos e de descoberta sobre seu próprio corpo nesta fase. Será um incremento e tanto ao seu tratamento.

Notícias relacionadas

Assine nosso
informativo e receba
Novidades:

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Para entrevistas
e informações,
fale com a nossa
assessoria de imprensa

imprensa.femama@fsb.com.br