Notícias

Causas e formas de combater o aumento de peso durante o tratamento

Os cuidados com a alimentação e a prática de exercícios físicos ao longo do tratamento para o câncer de mama são essenciais, não só para manter o organismo equilibrado e ter uma melhor qualidade de vida, mas também porque o tratamento oncológico pode provocar aumento de peso e causar uma série de desconfortos nos pacientes.

É bastante comum, para as pessoas que ainda não estão familiarizadas com os efeitos colaterais dos tratamentos oncológicos, não conhecerem essa informação, mas de fato, há medicações que, associadas a outros fatores, podem levar ao aumento de peso. É importante prestar atenção nas mudanças que ocorrem no corpo durante essa fase para se manter em equilíbrio e o ganho de peso não se tornar mais um motivo de frustração para as pacientes que já estão enfrentando um momento extremamente difícil.

O aumento de peso ao longo do tratamento oncológico ocorre por diversos motivos: algumas mulheres, quando submetidas àquimioterapia, podem apresentar menopausa precoce, o que contribui para o aparecimento de uns quilos a mais na balança. Isso ocorre porque o metabolismo, durante este período, acaba ficando mais lento e há significativas alterações na estrutura corporal, dessa forma o corpo acaba perdendo massa muscular e ganhando gordura.

Outro motivo associado aos quilos extras tem a ver com as medicações utilizadas ao longo da quimioterapia. Algumas vezes, é necessário entrar com remédios para ajudar a combater as náuseas e vômitos, e esses medicamentos, geralmente tem na sua composição corticosteroides, que aumentam o apetite e podem provocar a retenção de líquidos e perda da massa muscular.

Os corticoides e esteroides são substâncias hormonais que têm ligação direta comos tecidos adiposos, por isso, o inchaço pode aparecer na região do pescoço, costas e abdômen durante o uso. A utilização da hormonioterapia também pode alterar a quantidade de estrogênio e progesterona nas mulheres, o que acaba modificandoa forma como os alimentos são metabolizados pelo organismo. É importante que aspacientes recebam acompanhamento nutricional antes, durante e após hormonioterapia, enfatizando os programas de mudanças no estilo de vida e reeducação alimentar, na busca do peso saudável.

Outros fatores como a falta de exercícios físicos e o descuido com a alimentação contribuem para o ganho de peso. Muitas vezes o descontrole com a rotina de alimentação associada à medicação utilizada durante a quimioterapia tem como efeito colateral a fadiga, o que faz com que o organismo desacelere e os indesejados quilinhos extras apareçam.

No entanto, o mais importante a ser observado é que cada organismo reage de uma maneira, portanto, as alterações de peso podem ser diferentes em cada caso. Enquanto algumas relatam o ganho de peso, outras percebem uma acentuada diminuição no apetite. Dessa forma, a preocupação ao longo desse período não deve ser somente com a aparência física, mas com a saúde em geral, uma vez que o controle alimentar não se refere somente à estética, mas à doenças associadas que podem se desenvolver devido ao excesso ou falta de peso.

Mulheres que apresentam predisposição para engordar devem ficar atentas, pois o maior risco do ganho de peso está associado à saúde e as suas consequências, como o aparecimento de pressão alta e doenças cardíacas. Além disso, estar acima do peso é também um dos fatores associados ao aumento de chances de recidiva da doença.

Os benefícios de uma alimentação equilibrada e de um programa de exercícios físicos moderado são inúmeros ao longo do tratamento contra o câncer de mama. Essas medidas podem ajudar na capacidade do organismo de reconstruir os tecidos saudáveis e da massa muscular, melhorar a disposição da paciente ao tratamento, aumentar tolerância aos efeitos colaterais da quimioterapia e causar uma melhora considerável da qualidade de vida. O controle do peso ao longo do tratamento se torna fundamental para uma boa recuperação e para o aumento da energia. Cuide-se!

Notícias relacionadas

Assine nosso
informativo e receba
Novidades:

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Para entrevistas
e informações,
fale com a nossa
assessoria de imprensa

imprensa.femama@fsb.com.br