Notícias

Dicas de beleza

Alguns tratamentos de câncer farão com que você perca o cabelo, mas ele voltará a crescer.

O que acontece: Muitas mulheres perdem o cabelo depois de algumas semanas de quimioterapia e algumas outras, durante a terapia hormonal. Em alguns casos, a mulher fica com escassez de cabelo, mas não o perde totalmente. Algumas mulheres perdem o cabelo das sobrancelhas, cílios, região genital e de outras partes do corpo. A quantidade de cabelo que você perderá vai depender das drogas quimioterápicas ou da terapia hormonal adotada, a quantidade e por quanto tempo.

Muitas mulheres ficam preocupadas com a perda de cabelo resultante dos tratamentos para o câncer. Isto é normal. Muitas não se sentem confortáveis com a perda de cabelo. Nosso cabelo tem muito a ver com a nossa autoestima e o que sentimos sobre nós mesmos. Se você perder o cabelo, ele quase sempre começará a crescer após o tratamento. Às vezes, quando o cabelo volta a crescer, ele vem com cor ou jeito diferentes de antes.

O que você pode fazer: 

• Pense em cortar o seu cabelo curto antes que ele comece a cair.

• Converse com seu médico ou enfermeira para ver se existe meio de receber uma peruca no hospital ou em alguma outra organização. Veja também se eles têm uma lista de lojas de perucas.

• Escolha uma peruca antes de começar o tratamento ou logo no início do tratamento se você quer que combine com a cor e a textura de seu cabelo.

• Use um bonito chapéu, turbante ou lenço em vez de uma peruca.

• Use bloqueador solar para proteger a sua cabeça e couro cabeludo e use um chapéu no clima frio para manter a temperatura do corpo.

 


 

Quimioterapia e a queda de cabelo:

O efeito colateral mais temido pelas mulheres durante a quimioterapia é sem dúvida a perda do cabelo, que compromete diretamente a vaidade feminina.

Por este motivo, hoje dispomos de vários recursos acessíveis, as empresas em todo mundo se voltaram para o público feminino e masculino em tratamento contra o câncer,  investindo em  tecnologia. Hoje verificamos opções mais confortáveis e bonitas. Já é possível sentir-se linda  durante o tratamento como turbantes, lenços, perucas humanas e sintéticas, as  auréolas de cabelo, etc.

 


 

Formulamos algumas dicas para orientá-la:

Primeiramente procure seu médico e saiba se o tratamento que você esta fazendo prevê como efeito colateral a queda de cabelo. Se positivo, procure seu cabeleireiro e avalie com ele um corte um pouco mais curto. Desta forma, você vai se permitir mudanças mais naturalmente, lembre que fios mais longos tendem a cair mais rápido. 

Neste momento, algumas mulheres optam por estilos bem diferentes, outras já preferem manter o mesmo estilo, sem ousar muito, mas tenha em mente que você tem mais opções e recursos para disfarçar a alopecia durante o tratamento do que alguns anos atrás. Então permita-se conhecer tudo o que o mercado lhe oferecer e escolha o  que mais lhe agradar.

Hoje em alguns Estados como no Rio Grande do Sul, já contamos com iniciativas importantes como o Projeto de Lei 165/2012 que prevê a organização através do SUS de bancos de perucas, onde as perucas serão oferecidas as pacientes com alopecia provocada pela quimioterapia.


Dicas de Como Escolher sua Peruca

Para pacientes em tratamento médico:

Tenha em mente que seu cabelo irá crescer novamente e é importante pensar que neste momento você se adapte a um corte mais curto, aproveite para brincar com as cores e estilos, o fundamental é que você se sinta bem e, claro, linda!

A peruca é um recurso importante. Além da praticidade, é simples ajustar e colocar pela manhã e mais simples ainda é não precisar domar os fios, fazer escova, prancha, bobs ou hidratação; as perucas da HD te dão a opção de ficar despenteada só com o toque das mãos pressionando os fios ou arrumada com o movimento dos dedos sob os mesmos.

Mesmo que você opte pelo corte que tem atualmente, tente uma peruca ligeiramente mais curta. Durante o tratamento, muitas pessoas irão perder peso e com o rosto ligeiramente desenhado, então com um corte mais curto é fácil manter a plenitude.

Comprando duas perucas de estilos diferentes podemos tornar a vida mais fácil e prática.

Cor: 

Se você optar por usar a sua cor ou pensando em algo diferente, tente ir um tom mais claro. Ela irá ajudar nas alterações cutâneas que podem ocorrer durante o tratamento.

Sempre quis ser ruiva: vá em frente, o importante é adquirir a cor desejada.

Cuidados:

Todas as perucas exigem certa dose de atenção diária, mas provavelmente menos do que o tempo que você gastaria cuidando do seu próprio cabelo.

Quando tirar a peruca, procure armazena-la em um suporte bem vazado, desta forma, se a peruca estiver úmida pela transpiração, ela irá secar e assim não precisa ser lavada com tanta frequência.

Humano X Sintéticos

Muitas pessoas procuram o cabelo humano por pensar que o sintético não aparenta naturalidade. Muito pelo contrário, hoje nos EUA já se desenvolveu uma tecnologia de ponta em fibras, Vibralite e Flexilite, fios mais finos e leves. Um exemplo é na produção da marca Raquel Welch, 90% das perucas produzidas são sintéticas.

Porque Sintético:

A peruca sintética é mais fácil de manter e menos dispendiosa, seca mais fácil, dispensa o profissional para lava-la, o cabelo cacheado no sintético é mais “jeitoso” e não requer cuidados extras, como rolos e bobs.

Hoje já conseguimos oferecer várias opções de cortes e tons e o mais próximo do seu corte e estilo, a produção das perucas seguem as tendências dos cortes e estilos dos salões de beleza internacionais.


Como posso ter certeza de que fiz a escolha do estilo certo para mim?

Veja abaixo um gráfico que irá lhe ajudar a determinar o formato de rosto que mais se assemelha com você e os estilos correspondentes que lhe serão mais apropriados. Além disso, todos os estilos listados neste site e em todos os catálogos Gabor listam os formatos de rosto que melhor se adaptam, proporcionando assim uma escolha mais facilitada.

Já tendo escolhido um estilo que me agradou, como faço para escolher a cor que mais vai se combinar comigo?

As cores de cabelo são basicamente divididas em tons quentes e tons frios. A chave é encontrar o tom da cor apropriado para sua pele. A menos que você esteja procurando uma peruca para causar um efeito dramático e divertido, você vai querer ter cuidado ao fazer mudanças muito acentuadas no nível de luz do seu cabelo. Se você é uma loira clara natural, provavelmente não vai querer, de repente, mudar seu cabelo para uma cor escura. O mesmo se aplica a um grande clareamento intensivo no cabelo. Geralmente é melhor permanecer com a cor de seu cabelo relativamente semelhante à natural.

 

 

 BASE DE PELE           TOM                      EVITAR                                     PREFERIR 
CLARA Pêssego Tons cinzas Vermelhos, dourados e tons quentes
  Cor de rosa Tons vermelhos Tons cinzas e tons quentes
MÉDIA Cor de rosa Tons dourados Tons de cinza e vermelho claro
  Amarelo Tons cinzas Vermelhos, tons quentes e dourados
  Neutro Tons cinzas A maioria dos tons ficam bem
ESCURA Vermelho Tons cinza Quentes, neutros
    Tons cinza e tons dourados              A maioria dos tons ficam bem

 

Formatos dos Rostos

Oval – muitas escolhas

Como o próprio nome indica, o rosto oval é mais comprido do que largo, com a mandíbula mais estreita do que as maçãs do rosto. Como o rosto oval não tem áreas salientes e é bem proporcional, esse formato de rosto se ajusta bem a praticamente qualquer penteado, comprimento ou textura.

Redondo – evitar largura

O rosto redondo tem o contorno do couro cabeludo largo e volume abaixo das maçãs do rosto. A cliente pode estar acima do peso e seu pescoço pode parecer curto. Um estilo geométrico ou linear parece ser o mais indicado. Adicionar altura e mechas longas nas laterais para fazer as bochechas parecerem mais finas. Laterais e nuca devem ter um penteado baixo, junto à pele da cabeça.

Diamante – reduzir a largura nas laterais

O rosto em forma de diamante tem queixo e testa estreitos, enquanto as maçãs do rosto são largas. Esse formato de rosto precisa de laterais estreitas e volume no queixo. Bobs são muito adequados. Evitar altura no topo ou volume nas laterais. Usar franja para cobrir a testa estreita.

Coração – adicionar volume no queixo

O rosto em forma de coração é caracterizado por testa ampla e queixo mais estreito. Trazer alguma mecha de cabelo para a testa para disfarçar a sua largura. Manter o cabelo perto da pele da cabeça na altura dos olhos, mas o deixe um pouco cheio ao redor da mandíbula, assim como abaixo e na frente dos lóbulos das orelhas.

Pera – Adicionar volume acima da linha da mandíbula

O rosto em forma de pera é caracterizado por testa pequena ou estreita e linha da mandíbula em forma de bolsa. Pentear o cabelo para adicionar largura no nível dos olhos através da coroa da cabeça. Pentear o cabelo, ajeitando-o junto à cabeça nas laterais e na nuca.

Quadrado – adicionar suavidade

O rosto quadrado tem estrutura de ossos longos e estreitos. Uma forma facial quadrada geralmente tem pescoço longo e fino. Usar uma franja ou meia-franja em toda a testa, criando ondas suaves ou caracóis nas áreas da coroa ou da nuca. Isso ajuda a criar a ilusão de um formato oval.

Cuidados com a sua peruca

1) Segure sua peruca pela frente e delicadamente agite-a para separar os cabelos e realçar o estilo do corte.

2) Escove seu cabelo tirando-o do rosto. Se seus cabelos forem longos, use grampos para prendê-los e mantê-los fora de seu rosto, prenda os cabelos para trás nas laterais e para cima na região da nuca.

3) Segure sua peruca pelos lados, com a etiqueta virada para trás e posicione-a encima de sua linha frontal de cabelos deslizando-a para trás.

4) Ajuste a peruca conforme a necessidade para que a frente da peruca fique sobre sua linha frontal de cabelos.

5) Use as abas laterais (“suíça”) para centralizar a peruca em sua cabeça.

6) Caso sinta a peruca muito apertada ou frouxa demais, use as tiras de velcro da parte de trás regulando-as para um ajuste mais confortável.

7) Uma vez colocada no lugar, penteie sua peruca no estilo e volume desejado.

Como lavar sua peruca

1) Escove delicadamente a peruca para desembaraçar os cabelos e vire a peruca do lado contrário, de modo que os cabelos fiquem para dentro e a touca para fora.

2) Adicione 1 colher de xampu e 1 colher de condicionador em uma bacia com água fresca – NUNCA USE ÁGUA QUENTE – e deixe de molho por 5 a 10 minutos.

3) Agitar delicadamente sem esfregar

4) Enxágue em água corrente (água fria) e vire a peruca em sua posição normal.

5) Seque delicadamente com uma toalha para tirar o excesso de água, sem esfregar.

6) Pendure sua peruca e deixe-a secar em temperatura ambiente. Não pentear ou escovar sua peruca enquanto estiver molhada.

7) Quando estiver completamente seca, simplesmente penteie sua peruca no estilo desejado, seja com escova, pente ou com a ajuda de seus dedos.

CERTIFIQUE-SE QUE ESTE MODELO ACEITA CALOR E QUAL A GRADUAÇÃO, CASO CONTRÁRIO NÃO USE SECADOR DE CABELO OU OUTRA FONTE DE CALOR.

NÃO PENTEAR OU ESCOVAR ENQUANTO ESTIVER MOLHADA.

Como pentear sua peruca

1) Não tente colocar cada fio de cabelo perfeitamente no lugar, pois isso pode fazer com que sua peruca perca a naturalidade.

2) Use escovas e pentes especiais para perucas, pois eles tornam mais fácil o ato de pentear e podem estender a vida útil de sua peruca.

3) Se o estilo da peruca escolhido ofereça flexibilidade, divirta-se experimentando algum look diferente! Não fique receosa em usar mousse ou gel de cabelo na tentativa de conseguir um estilo diferenciado.

Cuidado: Ao abrir o forno, micro-ondas ou qualquer equipamento de calor, pois o vapor quente pode danificar as fibras sintéticas. É altamente recomendável não expor sua peruca ao calor excessivo.

Notícias relacionadas

Assine nosso
informativo e receba
Novidades:

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Para entrevistas
e informações,
fale com a nossa
assessoria de imprensa

imprensa.femama@fsb.com.br