Notícias

Dicas de viagem para pessoas com câncer: no aeroporto

Viagens de avião geralmente não são uma experiência relaxante sob as melhores circunstâncias, e passar por um aeroporto quando você tem necessidades especiais pode ser estressante. No entanto, um pouco de planejamento e preparação pode ajudar a garantir que sua próxima viagem seja o mais segura, agradável e sem estresse possível.

Aqui estão algumas coisas para pensar antes de ir para o aeroporto, se você ou alguém que você está viajando com câncer.

1. Você pode precisar de autorização médica.

Se o câncer ou o tratamento está causando sintomas ou efeitos colaterais, fazendo com que você pareça doente ou exija que você use oxigênio, a tripulação da companhia aérea pode se recusar a embarca-lo no avião. As companhias aéreas são responsáveis pela segurança de seus passageiros e, portanto, têm o direito de impedir que os passageiros embarquem se acharem que as condições médicas de uma pessoa podem piorar ou causar um problema sério durante o voo.

Esteja preparado: entre em contato com sua companhia aérea antes de fazer planos de viagem para descobrir se você precisará de autorização médica para voar e como obtê-la. Isso também é verdade se você transportar equipamentos médicos, como oxigênio portátil.

2. Certifique-se de pedir ajuda se precisar.

Dependendo de sua condição, você ou seu acompanhante podem precisar de ajuda extra para chegar ao aeroporto ou ao avião. Em caso afirmativo, converse com os funcionários da companhia aérea sobre o tipo de assistência que eles podem oferecer. Isso pode incluir:

  • Ser capaz de fazer check-in ou embarcar no avião primeiro;
  • Ajudar a transportar bagagem ou equipamento especial;
  • Uso de cadeira de rodas ou carrinho;
  • Assistência no embarque no avião.

Se necessário você também deve providenciar oxigênio suplementar dentro do terminal do aeroporto, incluindo todas as escalas.

3. Embale medicamentos e equipamentos médicos em sua bolsa de mão.

Você nunca pode garantir que sua bagagem despachada sempre fará a viagem com você. Portanto, é importante colocar todos os seus medicamentos na sua mala de mão. No entanto, você deve informar o agente do aeroporto com antecedência sobre isso e mostra-lo a ele se necessário.

4. Conheça as regras de triagem de segurança.

Algumas pessoas com câncer acham útil ter algum cartão ou algum documento que notifique o agente aeroportuário sobre sua condição. Discuta com seu médico sobre a necessidade deles. Esses cartões podem ser especialmente úteis se você:

  • Estão passando por quimioterapia e usa a cabeça coberta. Qualquer um pode usar um lenço ou cachecol ao passar pelo posto de segurança. No entanto, você pode ter que passar por uma triagem de segurança adicional, como uma busca indireta da cobertura da cabeça. Se você for solicitado a remover a cobertura da cabeça, poderá fazê-lo em uma área privativa de exames.
  • Usa uma prótese de mama externa. Você não precisa remover sua prótese de mama externa antes de passar pela segurança. Diga ao agente do aeroporto sobre isso antes de passar pela triagem. Durante a triagem, você pode ser solicitado a levantar ou remover o seu top para mostrar sua prótese de mama. Você pode pedir uma cortina ou triagem particular, se isso acontecer. Se você decidir colocar a sua prótese na sua bagagem de mão em vez de usá-la, ela não precisa caber em uma bolsa com fecho de correr transparente, mesmo que contenha um gel ou líquido. Se você remover sua prótese externa, ela precisará passar por uma radiografia.
  • Ter um acesso ou um cateter. Você precisará informar o agente do aeroporto sobre acesso ou cateter antes de começar a triagem e informá-los onde ele está localizado. Você pode ter que passar por uma triagem adicional, mas a tecnologia de imagem tornou isso menos provável. Se a triagem envolver uma revista, informe ao agente aeroportuária que tocar no acesso ou no cateter pode causar dor ou um problema médico.
  • Ter uma ostomia. Pessoas com uma ostomia não precisam esvaziar ou mostrar a ostomia antes de passar pela segurança do aeroporto. No entanto, você deve informar ao agente do aeroporto sobre a ostomia antes do início do processo de triagem.

Se você tiver alguma dúvida sobre as políticas de triagem, os procedimentos e o que esperar do ponto de verificação de segurança do aeroporto, ligue para a linha direta da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) no número 163 em solo brasileiro.

 

Fonte: Cancer.net, 09/07/2015

Notícias relacionadas

Assine nosso
informativo e receba
Novidades:

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Para entrevistas
e informações,
fale com a nossa
assessoria de imprensa

imprensa.femama@fsb.com.br