Notícias

Tratamentos adjuvantes e neoadjuvante

O câncer de mama é a neoplasia mais frequente em mulheres no Brasil, o país registra um grande número de diagnósticos todos os anos. Embora existam muitas mulheres enfrentando essa batalha, cada caso é único. Por isso, as opções de tratamento serão definidas pelo seu médico, considerando as suas características clínicas e pessoais. 

Entre as estratégias que podem ser seguidas, estão o tratamento adjuvante e o tratamento neoadjuvante, medidas comumente adotadas para quase todos os tipos de câncer. É importante conhecer as possibilidades de tratamento para participar das decisões médicas e se sentir mais segura e confiante durante a realização dos procedimentos.

O tratamento adjuvante é aquele que inicia após uma intervenção considerada principal para a retirada do tumor, em geral a cirurgia ou, em alguns casos, a radioterapia. O tratamento adjuvante é feito com o objetivo de destruir as células cancerígenas que possam ainda estar presentes no organismo após essa intervenção. Já o tratamento neoajuvante é realizado antes da cirurgia, com o objetivo de reduzir o tamanho ou a extensão do tumor antes da intervenção principal. 

Saiba mais sobre o tratamento adjuvante:

Os tratamentos conhecidos como adjuvantes são realizados considerando o tipo e as estimativas de risco de retorno do tumor. O tratamento adjuvante pode ser feito através de:

– Quimioterapia

– Hormonioterapia

– Radioterapia

– Imunoterapia

– Terapia-alvo

Estudos demonstram que o tratamento sistêmico adjuvante é muito importante, pois ele pode reduzir o risco da doença retornar nos primeiros 5 anos, e representar uma diminuição significativa nas taxas de mortalidade em 15 anos de acompanhamento. Após a cirurgia de retirada do tumor, é bastante comum as pacientes receberem o tratamento adjuvante, pois estima-se que cerca de 70% das mulheres ainda apresentam focos microscópicos da doença. Com a atenção e tratamentos adequados na terapia adjuvante, 65% dessas mulheres não apresentam retorno da doença. 

Saiba mais sobre o tratamento neoadjuvante:

Um tratamento é considerado neoadjuvante quando é administrado antes do tratamento principal para a retirada do tumor. Os procedimentos que serão adotados são definidos e assistidos pelo médico. As terapias do tratamento neoadjuvante assemelham-se aos do adjuvante:

– Quimioterapia

– Hormonioterapia

– Radioterapia 

– Terapia-alvo 

Quando se trata do câncer de mama, uma das vantagens do tratamento neoadjuvante é a possibilidade de reduzir o tamanho do tumor para tentar evitar a mastectomia (retirada cirúrgica completa da mama). Os resultados alcançados utilizando, por exemplo, a quimioterapia pré-operatória representam uma diminuição de até 18% no número de operações de retirada total da mama. 

A redução do tumor permite a realização da cirurgia conservadora (retirada parcial da mama). Outra possibilidade que o neoadjuvante oferece é a de acompanhar melhor a resposta do tumor vivo ao tratamento. Nesse tipo de tratamento, é indispensável a presença de uma equipe multiprofissional integrada, que pode ser formada por oncologistas clínicos, mastologistas e radioterapeutas.

Há vantagens e desvantagens na escolha de cada estratégia de tratamento, por isso, sempre converse com a equipe médica que acompanha seu caso para compreender o que é mais recomendado para você e por que essa é a melhor alternativa. Tire suas dúvidas e participe das decisões.

Notícias relacionadas

Assine nosso
informativo e receba
Novidades:

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Para entrevistas
e informações,
fale com a nossa
assessoria de imprensa

imprensa.femama@fsb.com.br