Notícias

5 fatos que quem convive com pacientes com câncer precisa saber

O suporte da família e amigos durante o tratamento para o câncer de mama é fundamental. Mas é bastante comum que pessoas próximas a pacientes não saibam lidar com determinadas situações. Por isso, é importante pesquisar a respeito e encontrar a melhor forma de ajudar. Veja algumas questões que você precisa saber caso conviva com uma paciente:

1 – Não questione o motivo pelo qual o câncer se desenvolveu.

Embora, existam alguns fatores de risco, não é possível identificar o que causou o tumor. Não faça esta pergunta para a pessoa, isso pode causar constrangimento e culpa na paciente.

2 – Se não sabe como ajudar, pergunte.

Algumas pessoas tendem a se afastar da paciente por não saber como ajudar. Essa atitude pode ser pior, fazendo com que a mulher se sinta deixada de lado ou abandonada. O melhor que você tem a fazer é perguntar, buscar entender como ela está se sentindo e aprender o que ela já sabe sobre a doença, assim, ficará mais fácil dar o apoio que ela precisa.

3 – Busque informações.

A informação é a base para auxiliar da melhor maneira uma paciente com câncer de mama. Buscar livros e sites especializados é o primeiro passo. Mas tenha cuidado com a internet, nem sempre as fontes são confiáveis. Conte com os canais da FEMAMA para isso: www.femama.org.brwww.facebook.com/femamabrasil e www.instagram.com/femama.brasil.

4 – Procure apoio psicológico.

Quanto maior o grau de proximidade com a paciente, maiores podem ser os reflexos da doença sobre você. A ajuda de um profissional de psicologia pode ser fundamental para entender este processo, lidar melhor com a doença e apoiar a pessoa da maneira que ela precisa.

5 – Esteja presente.

Muitas vezes, apenas estar junto da pessoa é a melhor maneira de ajudar. Não é preciso dar conselhos ou dizer frases motivacionais o tempo todo, ouvir e fazer com que a pessoa se sinta compreendida e amada já é o suficiente.

Notícias relacionadas

Assine nosso
informativo e receba
Novidades:

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Para entrevistas
e informações,
fale com a nossa
assessoria de imprensa

imprensa.femama@fsb.com.br