Notícias

Câncer de Mama Metastático

Câncer de mama metastático, também conhecido como câncer de estágio IV, é o câncer de mama que atingiu para outros órgãos do corpo, mais frequentemente os ossos, os pulmões, o fígado ou o cérebro.

Mesmo que o câncer de mama metastático tenha atingido outra parte do corpo, ele é considerado e tratado como câncer de mama. Por exemplo, se o câncer de mama atingiu os pulmões, ele ainda é considerado câncer de mama (e não de pulmão), e é tratado com medicamentos para câncer de mama ao invés de medicamentos usados no tratamento para o câncer que inicia nos pulmões.

Algumas mulheres são diagnosticadas com câncer de mama metastático ainda no primeiro diagnóstico, mas o mais comum é que a metástase no câncer de mama ocorra meses ou anos após a paciente ter completado o tratamento para o câncer de mama inicial ou localmente avançado (estágios I, II e III). O risco do câncer de mama retornar e gerar metástase varia de pessoa para pessoa e depende muito da biologia do tumor e do estágio em que ele se encontra no momento do diagnóstico.

 

Tratamento para Câncer de Mama Metastático

Quanto mais avançado o estágio em que o câncer de mama se encontra, infelizmente menores são as chances de cura. O câncer de mama metastático corresponde ao estágio IV da doença, ou seja, o estágio mais avançado. Mas isso não quer dizer que ele não possa ser tratado.

O tratamento do câncer de mama metastático se foca em aumento do tempo e da qualidade de vida. O plano de tratamento é guiado por vários fatores, incluindo:

– Características das células cancerígenas

– Onde mais o câncer atingiu

– Os sintomas

– Tratamentos para o câncer de mama realizados anteriormente

Falar abertamente sobre qualidade de vida com o seu médico e sua família pode ajuda-la a decidir pelo tratamento para você. Participar de um grupo de apoio pode também ajuda-la a pensar sobre essas questões.

 

Prognóstico para o Câncer de Mama Metastático

A sobrevivência ao câncer de mama metastático varia muito de pessoa para pessoa. Um grande estudo internacional [1] descobriu que cerca de 15% das mulheres viveram ao menos cinco anos após receberem o diagnóstico de câncer de mama metastático. Algumas mulheres podem viver mais de dez anos após o diagnóstico [2]. É importante esclarecer que esses estudos estão baseados em mulheres diagnosticadas antes de estarem disponíveis alguns tratamentos mais modernos para o câncer de mama metastático. Tratamentos de tecnologia avançada para pacientes com câncer de mama metastático podem significar uma grande melhora no índice de sobrevivência de mulheres diagnosticadas atualmente. No Brasil, a Femama luta para que medicamentos mais efetivos, de alta tecnologia, estejam acessíveis para pacientes com câncer de mama metastático no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

[1]  Tevaarwerk AJ, Gray RJ, Schneider BP, et al. Survival in patients with metastatic recurrent breast cancer after adjuvant chemotherapy: little evidence of improvement over the past 30 years. Cancer. 119(6):1140-8, 2013.

[2] U.S. National Cancer Institute. Stage IIIB, inoperable IIIC, IV, recurrent, and metastatic breast cancer. http://www.cancer.gov/cancertopics/pdq/treatment/breast/healthprofessional/page7, 2014. 

 

Texto produzido com informações de Susan G. Komen

Notícias relacionadas

Assine nosso
informativo e receba
Novidades:

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Para entrevistas
e informações,
fale com a nossa
assessoria de imprensa

imprensa.femama@fsb.com.br