Notícias

Convivendo com a dor: dicas e cuidados paliativos

Ter câncer não significa que você vai sentir dor. Há diversas formas de proporcionar alívio, em caso de dores decorrentes do câncer ou do tratamento. Você não precisa passar por nenhuma sensação de dor. Existem remédios e terapias que podem ajudar. Aqui apresentamos algumas sugestões: 

Fale aos médicos sobre qualquer dor que você sinta. Quanto mais os médicos souberem sobre a dor, mais poderão ajudar a aliviá-la. Não tenha medo de falar sobre sua dor. 

Peça ajuda para aliviar a dor. Conseguir alívio da dor pode lhe ajudar a enfrentar melhor o câncer. Estar livre de dor lhe ajudará a permanecer forte para enfrentar o tratamento de câncer. 

Não pense que você tem que escolher entre ser tratada para o câncer ou para a dor. Os médicos podem livrar você da dor enquanto estão tratando de seu câncer.

Ajuda para aliviar a dor:

Os médicos podem ajudá-la a se sentir melhor se você tem dores. Você não precisa sentir dor. Também não tente lutar contra ela. É importante que você relate a seu médico a ocorrência de qualquer tipo de dor. A dor pode ser um sinal de que alguma coisa está errada no seu corpo. Deixe o médico saber quando a dor começou e se alguma coisa a faz piorar ou melhorar. Relate também para o médico qual é a intensidade da dor numa escala de um a dez, sendo que o número um indica uma dor mais leve e o número dez uma dor mais forte. E siga os seguintes passos:

• Tome seu analgésico, de acordo com as instruções do médico. Não espere até que a dor seja muito forte para tomar o remédio. É mais fácil deter a dor antes que ela fique forte, ou quando ainda está sob controle, do que se livrar de dores severas.

• Fale com seu médico sobre qualquer efeito colateral que venha a ter. Talvez você se sinta enfraquecida ou com prisão de ventre ao tomar alguns medicamentos para a dor, mas os laxantes ou outros remédios a ajudarão com esses problemas.

• Não pare de tomar o analgésico de repente. Pergunte ao seu médico antes de parar a medicação. Ele poderá diminuir a dose aos poucos, até que você não precise mais do medicamento.

• Não se automedique. Somente seu médico pode lhe indicar o melhor remédio, na dose adequada para você. O que serviu para outras mulheres pode não ser o mais indicado para você.

Existem muitos analgésicos. Se um remédio para a dor não funcionar para você, converse com seu médico sobre tentar algum outro. Você deverá obter suficiente alívio da dor para ser capaz de fazer as coisas que são importantes para você.

 

Como suportar efeitos colaterais sem remédios:

Existem muitas formas de se sentir melhor sem remédios. Os métodos listados a seguir poderão lhe ajudar a enfrentar os efeitos colaterais ou fazê-la se sentir melhor. Você pode obter informações sobre estas e outras formas de ajudar sua mente e seu corpo perguntando ao seu médico ou consultando livros, vídeos e pela internet. Você também pode ter aulas em academias, clubes ou centros comunitários. Alguns hospitais e centros de saúde têm o serviço disponível e podem lhe ensinar essas técnicas ou ajudá-la a achar profissionais que trabalhem com elas. É sempre importante lembrar que essas e outras técnicas de apoio e atividade física são úteis para você neste momento, mas elas podem ser grandes aliadas para você se manter saudável e com sensação de bem-estar em todos os momentos da vida.

• Acupuntura: Pode ajudar com a náusea provocada pela quimioterapia. Um profissional introduz agulhas muito finas em lugares específicos da pele.

• Aromaterapia: Pode ajudar com a dor, depressão e estresse. Óleos essenciais (substâncias aromáticas extraídas de plantas) são inalados ou massageados no corpo.

• Hipnose: Pode ajudar a diminuir a pressão arterial e ajudar com a dor, ansiedade, náusea e vômitos. É uma forma de colocar as pessoas num estado de alerta relaxado que as ajuda a focalizar um determinado problema ou efeito colateral.

• Visualização: Pode ajudar com a náusea e os vômitos da quimioterapia, aliviar o estresse, a depressão e a dor, além de auxiliar no ganho de peso. Estimula a prática de exercícios mentais, como pensar em uma meta e imaginar alcançá-la.

• Massagem: Pode ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade. Pode também melhorar a depressão, insônia e dor. Envolve a massagem e pressão dos músculos, o que pode ajudar a relaxar o corpo.

• Meditação: Pode ajudar com a dor, ansiedade e pressão arterial alta. É um modo de concentração que relaxa o seu corpo e acalma a sua mente. Pode criar uma sensação de bem-estar.

• Relaxamento: Pode ajudar com a dor, ajudá-la a dormir, a lhe dar mais energia, a se sentir menos cansada, reduzir a ansiedade e fazer com que outros métodos de alívio da dor funcionem melhor. Existem vários métodos de relaxamento, como pensar em uma cena tranquila e pacífica, ou respirar lentamente e focalizar sua respiração.

• Espiritualidade: Pode ajudar a ter uma visão mais positiva sobre seu problema ao diminuir o estresse e a ansiedade. É a consciência de uma força superior e, geralmente, envolve religião.

• Tai chi chuan: Pode diminuir seu estresse, pulsação cardíaca e níveis de pressão arterial. Tai chi é um exercício que envolve movimento, meditação e respiração. Poderá ajudar com a postura, equilíbrio, fortalecimento da musculatura e aquisição de flexibilidade e força.

• Yoga: Pode ajudar a aliviar alguns dos sintomas do câncer. O yoga é um tipo de exercício que envolve diferentes posturas e respiração. Pode ajudá-la a relaxar e ficar em forma fisicamente.

Lembre-se: não há uma maneira “correta” de tratar a dor. O certo é procurar aliar a medicina a um ou vários dos métodos listados acima para o alívio da dor e busca de um maior bem-estar físico e mental. Você precisa descobrir o que funciona para você e o que a faz se sentir bem.

Notícias relacionadas

Assine nosso
informativo e receba
Novidades:

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Para entrevistas
e informações,
fale com a nossa
assessoria de imprensa

imprensa.femama@fsb.com.br