02.10.2020

FEMAMA participa da abertura do Outubro Rosa no Congresso Nacional

O lançamento da campanha do Outubro Rosa no Congresso Nacional reuniu virtualmente, na noite desta quinta-feira (1º), parlamentares do Senado e da Câmara dos Deputados para discutir a importância da conscientização e da prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. O evento, que foi transmitido ao vivo pela TV Câmara, pode ser visto por este link.

A senadora Zenaide Maia (Pros-RN), presidente da Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher, destacou que, além de números e estatísticas, é necessário disseminar conhecimento e informações acessíveis sobre o tema. Ela parabenizou o trabalho de duas convidadas do evento: a doutora Maira Caleffi, da Federação das Entidades Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama); e Joana Jeker, presidente da Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília (Recomeçar).

— Alegro-me quando encontro, mesmo que virtualmente, mulheres que participam de instituições como a Recomeçar e a Femama. É fundamental a atuação da sociedade civil para se criar leis capazes de construir políticas públicas que garantam a vida e os direitos das pacientes. A doença não apenas com a mama, mas com o coração, a mente, a alma e toda a família das pacientes — declarou .

A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, compartilhou com os participantes do encontro uma experiência pessoal: a perda da mãe, que foi acometida pelo câncer de mama.

— Era algo que poderia ter sido evitado por exames. Dou meu testemunho de como a prevenção é fundamental para salvar vidas. Coloco a diretoria do Senado à disposição das senhoras e tenho certeza de que muitas vidas já foram poupadas pelas ações do Congresso — disse Ilana.

Convergência

A deputada federal Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), coordenadora-geral da Bancada Feminina na Câmara, foi a mediadora da discussão. Representantes de campos opostos no espectro político, como as deputadas federais Erika Kokay (PT-DF) e Bia Kicis (PSL-DF), convergiram, em suas falas, sobre a importância de se ampliar o debate sobre oo assunto na Câmara e no Senado.

Homenagem

O Congresso Nacional passou a ser iluminado de rosa na noite desta quinta-feira, em homenagem ao Outubro Rosa, campanha mundial que visa alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. O tema da campanha neste ano é "Na luta contra o câncer de mama". A iniciativa da iluminação foi do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), que, por sua vez, atendeu a um pedido da Procuradoria Especial da Mulher e do Instituto Oncoguia.

Fonte: Senado Notícias, 01/10

Campanha Outubro Rosa FEMAMA

Ontem (01/10) a FEMAMA lançou oficialmente a sua campanha nacional de mobilização de Outubro Rosa 2020 na LIVE ao vivo através do seu TikTok e canal do Youtube.

A Campanha "3 Perguntas que Salvam #perguntapraela" apresenta uma proposta de atitude prática, simples e clara: fazer 3 perguntas que salvam para quem você ama com o intuito de fazer a diferença para o diagnóstico precoce do câncer de mama:

1. Você tem observado suas mamas?

2. Você já marcou seus exames anuais?

3. Você conhece seus fatores de risco?

A LIVE está disponível no canal do Youtube da FEMAMA em: youtube.com/femamaorg

Para mais informações sobre a campanha, acesse: 3perguntasquesalvam.femama.org.br

  • TV Câmara - Abertura do 'Outubro Rosa': Youtube