Notícias

Femama realiza a 9ª Conferência Nacional de Lideranças Políticas Femininas

Nos próximos dias 21 e 22 a Femama – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama realiza a sua 9ª Conferência de Lideranças Públicas Femininas para discutir temas ligados à mulher, em especial o câncer de mama.

Durante os dois dias do evento serão apresentados estudos e haverá discussões de temas como câncer de mama em mulheres negras e em pessoas transgêneras, a importância dos movimentos sociais na luta pelo protagonismo feminino nas políticas públicas, o papel do poder legislativo na construção de políticas públicas baseadas em causas.

Entre as palestrantes, estão parlamentares, pesquisadoras e médicas, como a deputada federal Silvia Cristina (RO), dra. Ligia Pinto (líder do Comitê de Políticas Públicas do Grupo Mulheres do Brasil), a mastologista Annamaria Massahud (presidente da SBM/MG) e a oncologista Angelica Nogueira Rodrigues (presidente do grupo EVA), entre muitas outras mulheres líderes em suas áreas de atuação.

O evento será totalmente online e contará com a mediação da jornalista gaúcha Fernanda Carvalho, da RBS TV. Para conhecer a programação e se inscrever basta entrar no site vocs.tv/conferenciafemama

Também serão discutidos dois temas que são bandeira da Femama: o desafio a acesso de testes genéticos e genômicos na oncologia e os diversos desafios de acesso ao diagnóstico  precoce e ao tratamento ágil e adequado . “São tópicos muito importantes para a Femama e, recentemente, tivemos duas vitórias nesse sentido”, explica a presidente da entidade, dra. Maira Caleffi. “Primeiro comemoramos a publicação  da Portaria 3712/20, do Ministério da Saúde, que liberou R$ 150 milhões para o fortalecimento do acesso às ações integradas para rastreamento, detecção precoce e controle do Câncer no Sistema Único de Saúde para os estados, que fazem o repasse para os municípios.” A segunda vitória foi a aprovação, por unanimidade, na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, do PL 265/2020, que tem por objetivo atribuir ao Sistema Único de Saúde (SUS) o dever de custear a realização de testes genéticos germinativos e genômicos tumorais para fins de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento personalizado dos cânceres de mama e ovário. Esse PL passará ainda por outras comissões.

Serviço

9ª Conferência Nacional de Lideranças Políticas Femininas

Data: 21 e 22 julho, das 15h30 às 18h30

Local: online e gratuito

Programação completa: https://vocs.tv/conferenciafemama/prog.html

Inscrições: até 18/07 em https://vocs.tv/conferenciafemama

Realização: FEMAMA

Investimento Social: Mentor, Pfizer, Roche e Varian

Notícias relacionadas

Assine nosso
informativo e receba
Novidades:

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Para entrevistas
e informações,
fale com a nossa
assessoria de imprensa

imprensa.femama@fsb.com.br