Notícias

FEMAMA transmite LIVE comemorativa dos 8 anos da Lei da reconstrução mamária

Não é só de Outubro Rosa que se vive o câncer de mama. A luta pelos direitos e acesso ao diagnóstico ágil e tratamento adequado ao câncer de mama nunca para. No próximo dia 24/04, celebra-se o 8º Aniversário de Vigência da Lei da Reconstrução Mamária, Lei nº 12.802/2013. Você sabia que a reconstrução mamária é um direito no SUS?

Toda mulher que, em virtude do câncer, teve uma ou ambas as mamas retiradas, tem direito a essa cirurgia, sendo necessária a recomendação do médico assistente da paciente. Além disso, em 2018 a lei foi emendada e incluiu também a simetrização da outra mama e a reconstrução do complexo aréolo-mamilar. Tanto o SUS como os planos privados de assistência à saúde têm a obrigação de prestar o serviço de cirurgia plástica reconstrutiva de mama.

Você sabe como solicitar? Têm dúvidas de como fazer e como fica? Conhece o papel das mamas na autoestima e no empoderamento da mulher? Pensando em sanar as dúvidas de diversas pacientes sobre o acesso a este direito e seus impactos na vida delas, a FEMAMA transmite a LIVE “Reconstrução mamária: é um direito seu!” na próxima quinta-feira (22).

Dentre os convidados, temos a Dra. Maira Caleffi, Presidente Voluntária da FEMAMA, Médica Mastologista, Chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento e Líder do Comitê Executivo do City Cancer Challenge Porto Alegre; Dr. Rafael Netto: Cirurgião Plástico do Núcleo Mama do Hospital Moinhos de Vento. International Fellowship na Universidade de Ghent, Bélgica; Lucy Ghirardini Bonazzi: Psicóloga da equipe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento  especializada em Psicoterapia de Orientação Analítica, Coordenadora do Grupo de Psicoterapia e Vice presidente do IMAMA/RS.

Além disso, teremos a presença de pacientes que passaram por essas experiências:  Elielma dos Santos, 32 anos, paciente oncológica da AAPECAN, ONG Associada à FEMAMA; e Natália Leupolt, 35 anos, paciente oncológica do Núcleo da Mama.

A LIVE tem investimento social da Mentor.

Data: 22/04/2021

Hora: 17h

Local: Youtube FEMAMA

Notícias relacionadas

Assine nosso
informativo e receba
Novidades:

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Para entrevistas
e informações,
fale com a nossa
assessoria de imprensa

imprensa.femama@fsb.com.br